XIX Congresso Brasileiro de Primatologia

Submissão Apresentação Oral e Pôster


O envio de resumos para apresentações orais e pôsteres dar-se-á, única e exclusivamente, de forma eletrônica através do site do evento: www.cbprimatologia2022.com.br

Início da submissão: 18/04/2022

NORMAS GERAIS PARA SUBMISSÃO DE APRESENTAÇÃO ORAL E PÔSTER

Para submeter um resumo, pelo menos um dos autores deverá preencher o formulário de inscrição, impreterivelmente até a data final de submissão (23/05/2022).

  • O resultado da análise da proposta será divulgado conforme cronograma disponível em www.cbprimatologia2022.com.br. Em caso de aprovação, o responsável pela submissão deve efetivar o pagamento de sua inscrição impreterivelmente até a data final de submissão de resumos corrigidos (25/06/2022).
  • Cada congressista poderá ter apenas duas participações orais no congresso, incluindo mesa redonda, simpósio, apresentação oral e/ou pôster. Não há limite para participação como co-autor(a) de resumos.
  • Os resumos podem ser enviados em Português, Inglês ou Espanhol (caso seja submetido em Inglês ou Espanhol, recomendamos que o texto seja revisado por um nativo ou proficiente no idioma escolhido).
  • Resumos fora do padrão de submissão (veja abaixo) ou com informações incompletas no formulário de inscrição do autor poderão ser automaticamente desconsiderados pela Comissão Científica.
  • Não serão aceitas descrições de projetos, intenção de trabalho ou trabalhos já publicados.
  • Cada resumo será avaliado por, pelo menos, dois (02) membros da Comissão Científica do evento. Resumos com modificações substanciais a serem realizadas deverão passar por mais uma rodada de avaliação, conforme indicado no cronograma.
  • A Comissão Científica poderá propor alteração no tipo de apresentação, caso julgue que seu resumo não se enquadra na categoria proposta. 
  • Os trabalhos aceitos serão publicados nos Anais do XIX CBPr (mediante pagamento da inscrição de quem fez a submissão).
  • Congressistas que tiverem seus trabalhos aprovados para apresentação oral ou pôster poderão enviar um vídeo curto de divulgação do trabalho (“speed talk”), que será exibido durante a programação do evento (ver instruções abaixo).

SESSÃO DE APRESENTAÇÃO ORAL

  • Apresentações orais serão limitadas a 12 minutos, sendo 8 minutos para apresentação e 4 minutos para perguntas. 
  • As sessões de apresentação oral serão organizadas de acordo com as áreas temáticas, conforme indicado pelo/a autor(a) no momento da submissão.
  • A apresentação (em formato .pdf ou .ppt) deve ser disponibilizada com 1 dia de antecedência em local indicado pela Comissão Organizadora.

 

SESSÃO DE PÔSTERES

 

  • Esta sessão é uma oportunidade para divulgação dos resultados de seu projeto de pesquisa, através de interação direta com seus pares.
  • As sessões serão organizadas de acordo com as áreas temáticas, conforme indicado pelo/a autor(a) no momento da submissão.
  • Nesta edição do CBPr, a Comissão Organizadora está propondo um novo formato para essa modalidade de apresentação. Assim, não haverá espaço para a exposição de banners impressos, visando a redução na utilização de recursos naturais para produção de resíduos que acabam, via de regra, indo para o aterro sanitário. 
  • Em contrapartida, oferecemos um espaço no website do congresso para exposição de seu pôster em formato .pdf e a oportunidade inédita de divulgação de seu trabalho no formato de vídeo (“speed talk”) durante o congresso––use a criatividade! Para cada pôster exposto nesse ambiente virtual, será gerado um QRcode que ficará exposto no espaço físico destinado à sessão de pôsteres durante o evento. Assim, os/as congressistas poderão acessar os pôsteres durante a sessão.
  • No dia da apresentação, os/as autores/as têm a liberdade de levar computador, tablet ou celular para utilizar durante a sessão para subsidiar conversas e discussões com os/as demais congressistas.
  • Em caso de aprovação do resumo, o pdf do pôster deverá ser submetido, impreterivelmente, até o dia 27/07/2022 (um mês antes do congresso) para indexação no ambiente virtual de exposição, no website do congresso.

 

SPEED TALK

 

Durante o XIX CBPr estaremos implementando uma forma adicional de divulgação dos trabalhos que serão apresentados nas sessões de pôsteres e apresentações orais. Esse novo formato de divulgação está sendo chamado de speed talk e consiste de curtas apresentações em forma de vídeo, com duração máxima de um minuto. Os vídeos serão transmitidos ao longo da programação, antes do início das palestras e demais sessões, e também em uma sala específica durante as sessões de pôsteres. Assim, cada apresentador/a poderá divulgar seu trabalho e chamar seus pares para sua apresentação de forma mais interativa e visual, além do texto disponível na programação do evento.

  • Todos/as congressistas que tiverem seus resumos aprovados, seja para apresentação oral ou pôster, podem enviar uma Speed Talk para cada trabalho.
  • O formato da apresentação é livre desde que respeite o tempo máximo previsto de 1 minuto. As Speed Talks podem ser gravadas em formato de vídeo, vídeo-animação, apresentação de PowerPoint narrada, ou outro formato a critério do(s) autor(es). 
  • O arquivo deve ser salvo em formato .mp4 e enviado à Comissão Organizadora, impreterivelmente até 27/07/2022, para que possa ser inserido na programação do XIX CBPr. 
  • Solicitamos que cada arquivo seja salvo com o sobrenome e nome do primeiro autor do trabalho (p. ex.: Souza-Alves_João Pedro).

ORIENTAÇÕES PARA SUBMISSÃO DO RESUMO

  • Após a realização da inscrição, fazer login para acessar a ÁREA DO/A CONGRESSISTA e acessar o menu “Inscrições Científicas” > “Trabalhos”. Neste link, o inscrito deve selecionar o indicativo de Resumos para iniciar uma submissão.
  • Atente-se ao preenchimento de todos os campos no formulário de submissão, conforme normas apresentadas abaixo.
  • Os resumos deverão ser apresentados conforme as seguintes recomendações:

1. Tipo de apresentação: selecionar a opção correspondente (Pôster / Apresentação Oral).

[   ] Apresentação oral

[   ] Pôster

1.1. Em caso de apresentação oral: seu trabalho está vinculado a uma proposta aceita de simpósio? 

[   ] Sim. Título do simpósio:____________________________________________.

[   ] Não

 
 

2. Enviará uma Speed Talk, caso seu resumo seja aprovado?

[   ] Sim

[   ] Não

 
 

3. Título: limitado a 150 caracteres. Nomes científicos de espécies devem estar em itálico (use as opções de formatação da caixa).

4. Primeiro autor: mencionar sobrenome (por extenso) e nome (somente iniciais), em letra maiúscula, e indicar a procedência numericamente (ex. SILVA, E.L.G.1).

5. Co-autores: mencionar sobrenome (por extenso) e nome (somente iniciais), em letra maiúscula, e indicar a procedência numericamente (ex. NASCIMENTO, F.S.2).

6. Afiliação dos autores: incluir uma lista numerada (conforme numeração indicada na frente dos nomes dos autores), com itens separados por ponto-vírgula (";"), apresentando somente nome da instituição, cidade, estado e país. (Ex.: 1 - Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Manaus, AM, Brasil; 2 - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), Manaus, AM, Brasil). 

7. Contato: e-mail do primeiro autor.

8. Corpo do texto: máximo de 300 palavras (excluindo desta contagem as informações inseridas nos outros campos). Colocar nomes científicos de espécies em itálico. O resumo deve ser escrito em um único parágrafo e apresentar introdução, objetivo(s), métodos, resultados, discussão e conclusão do trabalho de forma clara e concisa. Não é necessário apresentar resultados numéricos de análises estatísticas como valores de p, graus de liberdade, variância etc.

9. Financiadores: acrescentar nome das agências financiadoras, patrocínios, apoios, etc., se houver. Se não houver, preencha com "N/A".

10. Palavras-chave: indicar até 3 palavras-chave, separadas por ponto-vírgula (";"). Não repetir palavras presentes no título.

11. Área temática: Por favor, indique a área relacionada à sua apresentação. 

 

Área 1 – Ecologia 

Área 2 – Comportamento 
Área 3 – Manejo e Conservação
Área 4 – Sistemática
Área 5 – Genética
Área 6 – Morfologia 

Área 7 – Saúde

Área 8 – Outros (ex. Educação Ambiental)