XIX Congresso Brasileiro de Primatologia

Sinop/MT


Sinop é a quarta maior cidade do estado do Mato Grosso. Sua população é cerca de 150 mil habitantes, e sua população flutuante passa de 200 mil. Durante a semana do congresso, a Capital do Nortão será a Capital da Primatologia Brasileira. A cidade conta com duas universidades púiblicas: UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso) e UNEMAT (Universidade do Estado de Mato Grosso), além de um câmpus avançado do IFMT (Instituto Federal de Mato Grosso). 
 

      

 

A Embrapa tem uma sede em Sinop também, sendo a única do estado do Mato Grosso. Na cidade está instalado o radar do Sivam, que serve como monitoramento da Amazônia Legal.

Turismo e cultura: O município é banhado pelo Rio Teles Pires, afluente do Rio Tapajós, que deságua no Rio Amazonas. O Teles Pires permite diversificadas atividades esportivas, tais como: pesca amadora e esportiva, canoagem, rafting, dentre outras.

 

A cidade conta com duas unidades de conservação na categoria Parque Natural Municipal: o Parque Florestal de Sinop e o Parque Jardim Botânico. Estes parques têm o objetivo básico de preservar os ecossistemas naturais existentes, possibilitando a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação ambiental e de turismo ecológico. Os dois parques protegem grupos de primatas, incluindo espécies ameaçadas de extinção como macaco-aranha-da-cara-branca, sauá-de-vieira, macaco-prego e mico-de-Snethlage. O Parque Florestal é dividido em três fragmentos, R-10, R-11 e R-12. A área de visitação pública (R-11), possui uma área de cerca de 43 hectares, com um lago de 30.000 metros quadrados e uma nascente dentro da própria reserva. O Parque Florestal é um grande referencial para o município por situar-se em área urbana central, representa um grande atrativo natural, gerando lazer à sociedade e aos turistas. O Parque é aberto para visitações!
 

Esperamos você, em Sinop/MT, para contemplar todas as belezas que a cidade pode nos oferecer durante o XIX Congresso Brasileiro de Primatologia!