XIX Congresso Brasileiro de Primatologia

Normas para Exposição de Pôster


Atenção macacólogos e macacólogas que tem pôster aprovado para apresentação no XIX Congresso Brasileiro de Primatologia!

 

Alinhados com as questões ambientais do nosso tempo, estamos propondo um novo formato experimental que acreditamos que irá estimular a troca de idéias e evitar geração de resíduos e consumo desnecessário de energia, recursos naturais, financeiros e tempo. Aproveitando a revolução digital do século 21, este ano não teremos pôsteres em papel ou lona, mas pôsteres digitais!

 

E como vai ser isso?

 

1. Autores e autoras prepararão seus pôsteres previamente, como de costume, mas não se preocuparão em imprimi-los, transportá-los ou pendurá-los no lugar correto no dia da apresentação. Basta enviar o arquivo do pôster via área do congressista, através do website do congresso. Por gentileza utilize o modelo de pôster, seguindo as normas para elaboração (veja abaixo) e envie seu pôster impreterivelmente até dia 15 de Agosto! Não haverá prorrogação, então não deixe para a última hora.

 

1.1. A partir do dia 16/8, os pôsteres ficarão disponíveis on-line no website do congresso, o que vai permitir a avaliação dos trabalhos do conforto de casa ou do trabalho, além de estimular a geração de perguntas e idéias para serem debatidas presencialmente.

 

2. Já em Sinop, durante o congresso, em cada sessão de pôsteres, haverá uma lista impressa com os títulos e autores dos trabalhos daquela sessão, bem como um QR-code associado a cada trabalho, de forma que os congressistas tenham acesso aos pôsteres digitais também durante a sessão através de seus smartphones.

 

2.1. Durante as sessões, autores e autoras dos pôsteres estarão ansiosos para mostrar suas pesquisas, como é de praxe em nossos congressos, mas não mais em frente a um pôster impresso; terão seus pôsteres na palma da mão, em seus smartphones ou, se preferirem, em seus notebooks––caso seja necessário apresentar um gráfico, imagem, ou informações suplementares.

 

3. Ou seja, para aqueles que irão apresentar seus trabalhos, basta apenas preparar o pôster e enviá-lo via website do congresso até dia 15 de Agosto e se dirigir ao local de sua apresentação no congresso com seu aparelho celular ou notebook; para os congressistas, basta apenas escanear o QR-code do pôster de seu interesse e localizar o autor ou autora na sala para dialogar durante a sessão. Dessa forma, propomos que o foco da sessão seja a interação e o diálogo, em oposição à observação silenciosa de pôsteres que acabam indo parar em aterros sanitários.

 

4. O local e data das sessões de cada apresentação estará disponível on-line na área do congressista e também no ambiente de apresentação presencial em Sinop.

 

5. Normas para elaboração dos pôsteres digitais:

5.1. Baixe o modelo conforme a área do conhecimento do seu resumo (ecologia, comportamento, manejo e conservação, sistemática, genética,morfologia, saúde) -

AQUI: https://drive.google.com/drive/folders/10oZ6nvO5zMf19MaTcAkuTnw4SnOoyO6U?usp=sharing

5.2. Resolução mínima: 150 dpi

5.3. Tamanho máximo do arquivo: 10 Mega bites

5.4. Formato do arquivo: PDF

 

Para evitar perda de qualidade dos arquivos PDF, sugerimos que elabore seu pôster em power point, canva, inkscape ou outro software de sua preferência, salve em formato JPG com a resolução adequada e após converta o arquivo para formato PDF.

 

Teste a qualidade de visualização do pôster em seu celular e experimente aproximar e afastar de elementos gráficos e texto, antes de submeter on-line.

 

6. Modo de envio:

6.1. Acesse a área do congressista no website do congresso, e clique na aba submissão de trabalhos;

6.2. Localize o local indicado para upload do pôster;

6.3. Selecione o arquivo do pôster em seu computador e clique em enviar;