XIX Congresso Brasileiro de Primatologia

Dados do Trabalho


Título do Simpósio:

Um simpósio que faz sentido: explorando os múltiplos canais de comunicação em primatas

Resumo do tema:

No presente simpósio pretendemos discutir aspectos de comunicação em primatas neotropicais. Abordando aspectos pouco evidenciados neste grupo taxonômico, como a comunicação multimodal. A diversidade do repertório utilizado para benefícios socioecológicos importantes intra e extragrupal, e quais comportamentos podem se sobrepor para otimizar a transmissão da informação no ambiente e fazer com que ela chegue ao receptor. Além da comunicação vocal, abordaremos a comunicação visual e odorífera.

Coordenador(a) e Palestrante 1 (Nome completo / Instituição / Título da fala / Sinopse):

Aline Naíssa Dada - Universidade Regional de Blumenau - FURB
Comunicação em bugios-ruivos
Sinopse:
Nesta apresentação será discutido aspectos de comunicação em bugios-ruivos pouco abordados, como o comportamento de esfregação e a secreção sudorípara modificada. Quais as informações que podem estar sendo transmitidas a partir destes elementos. Outros aspectos que podem estar associados a ação da secreção sudorípara modificada sobre a modificação da cor da pelagem dos bugios e a variação de fenótipos dentro da população de bugios-ruivos. O que essa variabilidade pode comunicar? Testamos a quantidade de testosterona total sérica em relação a variabilidade de cor de pelagem em machos adultos de bugios ruivos.

Palestrante 2 (Nome completo / Instituição / Título da fala / Sinopse):

Raiane dos Santos Guidi (Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN e Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP)
Ecologia visual: discriminação de cores em primatas neotropicais
Sinopse:
A visão de cores traz uma série de benefícios evolutivos e conduz importantes interações inter e intraespecíficas, como a detecção de alimentos. Em geral os primatas do novo mundo apresentam um polimorfismo visual podendo apresentar um sistema visual com três fotorreceptores, caracterizando a tricromacia ou dois fotorreceptores, a dicromacia. Essa apresentação visa apresentar as principais hipóteses para a manutenção da dicromacia e da tricromacia nos primatas do novo mundo, mostrando como o sentido da visão influencia os indivíduos nas suas decisões comportamentais e interações ecológicas.

Palestrante 3 (Nome completo / Instituição / Título da fala / Sinopse):

Tainara Venturini Sobroza (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia/ Universidade Federal do Amazonas)
Comunicação multimodal
Sinopse:
Neste relato de caso a participante mostrará um exemplo de como diferentes canais de comunicação podem interagir. Ela levantará a discussão sobre a importância de considerar essas múltiplas possibilidades especialmente em ambientes alterados. Sons produzidos por atividades humanas são frequentemente intensos e podem mascarar os sinais utilizados por primatas. Para lidar com isso muitas espécies utilizam diferentes estratégias para mudar completamente de canal de comunicação ou complementá-la. Nesse estudo testei a hipótese de troca multimodal em Sauim-de-coleira (Saguinus bicolor)e avaliei se em áreas mais ruidosas a espécie fazia mais marcação de cheiro (i.e.,comunicação olfativa) enquanto reduzia o número de vocalizações de chamado emitidas (i.e.,comunicação acústica). Foram coletadas informações sobre o comportamento vocal, marcação de cheiro e amplitude de ruídos do ambiente de nove grupos. A ocorrência de marcações de cheiro aumentou com o aumento da amplitude do ruído, no entanto o número de vocalizações de chamado não mudou. Esses resultados indicam que a espécie não troca de canais de comunicação, mas provavelmente complementa informações e a comunicação olfativa passa a ter um papel ainda mais importante nesses ambientes urbanos ruidosos.

Palestrante 4 (Nome completo / Instituição / Título da fala / Sinopse):

Débora Louise da Cruz Silva (Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN)3
Comunicação vocal e sua função social em saguis de tufo-branco
Sinopse:
A diversidade do repertório vocal de primatas prevê uma série de benefícios socioecológicos, tais como proteção contra predadores, defesa de território, escolha de parceiros, bem como coesão e integração social. O enfoque da apresentação será apresentar como a comunicação acústica em saguis-de-tufo-branco pode ser afetada por aspectos da dinâmica social dos grupos. Pesquisas recentes evidenciam a flexibilidade acústica desses animais frente a mudanças sociais. Por exemplo, eventos de migrações induzidos experimentalmente parecem levar os saguis a convergirem vocalmente com seus novos parceiros, o que pode ter um potencial de acelerar a integração social e fortalecer os novos vínculos. Dessa forma, explanaremos brevemente sobre as predições que envolvem esses aspectos comunicativos e sociais.

Palestrante 5 (Nome completo / Instituição / Título da fala / Sinopse):

Área

Área 2 – Comportamento

Autores

Aline Naíssa Dada, RAIANE DOS SANTOS GUIDI, TAINARA VENTURINI SOBROZA, DÉBORA LOUISE CRUZ SILVA


{{res.msg}}