XIX Congresso Brasileiro de Primatologia

Dados do Trabalho


Título

Bem-estar de saguis híbridos (Callithrix sp.) após esterilização no Centro de Conservação dos Saguis-da-Serra (CCSS-UFV)

Resumo

O sagui-da-serra-escuro (Callithrix aurita) e o sagui-da-serra (Callithrix flaviceps) são primatas endêmicos da Mata Atlântica que se encontram “Em Perigo” e “Criticamente Em Perigo” na escala nacional e global, respectivamente (ICMBio e IUCN). O Centro de Conservação dos Saguis-da-Serra (CCSS-UFV) é um criadouro científico destinado para a conservação das duas espécies. Uma das ações para conservá-las é a realização do controle populacional de híbridos invasores (Callithrix sp.), por meio de esterilização cirúrgica (deferentectomia e salpingectomia). Os indivíduos são mantidos em cativeiro para internação de pós-operatório até total recuperação cirúrgica. Devido à ocorrência de comportamentos agonísticos em excesso e automutilação dos animais mantidos em cativeiro para recuperação de pós-operatório, objetivou-se implementar alterações nas práticas de manejo que buscassem reduzir os níveis de estresse e melhorar o bem-estar, para se obter rápida recuperação de pós-operatório e redução do tempo de internação. Foram utilizadas estratégias como enriquecimento ambiental, ambientação apropriada com galhos e folhagens, redução na frequência da contenção para curativo e avaliação da ferida cirúrgica para intervalos de 72h, utilização de pano para cobrir o rosto do animal durante a contenção para avaliação da ferida, utilização de medicações de pós-operatório manipuladas palatáveis acrescidas na dieta e, manutenção dos indivíduos do grupo em mesma gaiola. Após a instituição das alterações supracitadas, observou-se presença de comportamentos positivos para o gênero e ausência de automutilação nos animais, sendo indicativos de melhoria do bem-estar, resultando em redução do tempo de internação pós-operatória. Conclui-se que a promoção do bem-estar durante o estabelecimento de Callithrix spp. em quarentena ou internação por meio das práticas de manejo adotadas, foi imprescindível para garantir completa recuperação de pós-operatório e reduzir o tempo de internação, possibilitando soltura precoce dos indivíduos de vida livre.

Financiadores

N/A

Palavras-chave

Calitriquídeos; Manejo; Saúde.

Área

Área 7 – Saúde

Autores

Mariana Soares Silva, Larissa Vaccarini Ávila, Isabela Normando Mascarenhas, Natassha Calisa Tamada Andrade, Luiz Gustavo Costa Souza, Stella Barros Quaresma Poyares, Allexia Samla Gomes Oliveira, Fabiano Rodrigues Melo, Fabiana Azevedo Voorwald


{{res.msg}}