XIX Congresso Brasileiro de Primatologia

Dados do Trabalho


Título

Efeito das mudanças climáticas na distribuição do macaco-prego-do-peito-amarelo (Sapajus xanthosternos)

Resumo

As mudanças climáticas aceleradas alteram as condições ambientais dos habitats adequados às espécies. Sapajus xanthosternos é classificado como Criticamente Ameaçado principalmente em decorrência da perda e fragmentação do hábitat. Nesse contexto de mudança climática e perda de habitat, analisamos os efeitos das mudanças climáticas na distribuição geográfica de S. xanthosternos. Primeiro caracterizamos o padrão espacial dessas mudanças sobre a distribuição da espécie, indicando quais variáveis climáticas mais contribuem na alteração. Também analisamos a adequabilidade climática considerando o clima atual e um cenário climático futuro, a partir de modelos de adequabilidade climática. As mudanças climáticas acontecerão de forma heterogênea em um gradiente longitudinal da distribuição de S. xanthosternos. A temperatura média anual e a sazonalidade da temperatura (variação) estão previstas para aumentar em toda a distribuição, com maiores aumentos na região oeste. A temperatura média anual terá acréscimo acima de 4,5°C e a sazonalidade um aumento acima de 26,8% em 75% da distribuição. A precipitação anual irá reduzir, com as maiores reduções em uma faixa no leste da distribuição. A precipitação anual sofrerá redução acima de 70mm em 75% da distribuição futura. A sazonalidade da precipitação irá aumentar mais na região sudeste da distribuição. No presente, os maiores valores de adequabilidade climática para S. xanthosternos estão concentrados em uma faixa no leste da distribuição. Para o futuro, previmos redução geral da adequabilidade climática e restrição dos maiores valores de adequabilidade ainda mais a leste da distribuição. A maior perda de adequabilidade, no entanto, ocorrerá na porção sudeste. Entender como essas mudanças podem afetar os habitats climaticamente adequados é importante para o direcionamento de ações de conservação para S. xanthosternos. Entre as ações de mitigação, reforçamos a necessidade da redução do desmatamento, restauração de áreas desmatadas, e implementação de Unidades de Conservação nas regiões com maiores adequabilidades climática atual e futura.

Financiadores

O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Código de Financiamento 001 à JVO, VLV e BVCG (bolsa de pós-graduação). A CAPES também apoia RB-M através do Programa Nacional de Pós Doutorado (PNPD) (processo: 88887.320996/2019-00).

Palavras-chave

Modelagem de adequabilidade climática; Primatas; Conservação.

Área

Área 1 – Ecologia

Autores

Jéssica Vargas de Oliveira, Vagner Lacerda Vasquez, Bianca Villar Carvalho Guerreiro, Raone Beltrão-Mendes, Míriam Plaza Pinto


{{res.msg}}