XIX Congresso Brasileiro de Primatologia

Dados do Trabalho


Título

SAGUINUS MARTINSI: PERDA DE ADEQUABILIDADE COM O AQUECIMENTO GLOBAL E INSIGHTS PARA A SUA CONSERVAÇÃO

Resumo

As condições ambientais, juntamente com as ações antropogênicas, são fatores determinantes para a adequabilidade ambiental das espécies de primatas. Aqui, nós propusemos uma análise de adequabilidade ambiental presente e futura para Saguinus martinsi, espécie endêmica da Amazônia brasileira, e já categorizada como quase ameaçada pela União Internacional de Conservação para a Natureza. Para o futuro, trabalhamos com dois cenários: “otimista” (SSP2-4.5) e “pessimista” (SSP5-8.5). Além disso, investigamos diante dos mesmos cenários de mudanças climáticas se a espécie Saguinus midas apresentaria sobreposição de áreas ambientalmente adequadas. Criamos modelos com variáveis climáticas, edáficas e topográficas utilizando o algoritmo de Distância Euclidiana, pois esse preconiza o uso apenas de presença, sem necessidade de incluir pseudo-ausência. Nossos resultados sugerem que, possivelmente, S. martinsi enfrentará ameaças severas quanto às mudanças climáticas futuras, pois não houve adequabilidade ambiental para os cenários climáticos futuros analisados. Além disso, identificamos sobreposição em áreas com adequabilidade ambiental para S. midas sobre áreas ambientalmente adequadas para S. martinsi, para o presente, o que pode comprometer também a sua extensão geográfica. Além disso, identificamos em uma pequena extensão territorial adequabilidade ambiental futura para S. midas no cenário otimista. Desse modo, S. martinsi possivelmente enfrentará disputa territorial com S. midas. Os modelos também indicam que, em toda a Panamazônia, há um total de 137.978,01 km² de áreas com adequabilidade ambiental para S. martinsi sobrepostas às áreas protegidas (PAs), entre as quais se destacam as Terras Indígenas (TIs) correspondendo a 31% do total de PAs. Enfatizamos a urgência na criação e manutenção efetiva das PAs existentes que se sobrepõem às áreas ambientalmente adequadas para ambas as espécies, especialmente para S. martinsi e ressaltamos a importância ecológica dos primatas para com o meio ambiente.

Financiadores

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001 e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (FAPEMAT); Fundação de Apoio à Pesquisa (FUNAPE) da Universidade Federal de Goiás (UFG); e Mineração Rio do Norte (MRN).

Palavras-chave

Adequabilidade ambiental; Amazônia; Conservação; Modelos de nicho ecológico; Primatas neotropicais.

Área

Área 1 – Ecologia

Autores

Angele Tatiane Martins-Oliveira, Pedro Vasconcelos Eisenlohr, João Carlos Oliveira, Leandro José-Silva, Lucas Barros-Rosa, Leandro Santana Moreira, Fabiano Rodrigues Melo


{{res.msg}}