XIX Congresso Brasileiro de Primatologia

Dados do Trabalho


Título

Influência das características de frutos e sementes na rede de interação mico-leão-preto, espécies vegetais e outros vertebrados da Mata Atlântica

Resumo

As interações mutualísticas entre frutos carnosos e vertebrados representam a principal estratégia de dispersão das sementes em florestas tropicais. Contudo, com a extinção local de frugívoros maiores, pequenos dispersores que persistem em áreas alteradas podem ser particularmente importantes na estruturação de redes de dispersão, que por sua vez podem ser determinadas pelas características dos frutos e das sementes dispersadas. Tendo em vista que ainda pouco sabemos sobre a influência das características vegetais no processo de dispersão por frugívoros, avaliamos neste estudo, se, e, quais características de frutos e sementes influenciam nas interações de dispersão com um pequeno primata, o mico-leão-preto (MLP) e outros mamíferos e aves que compartilham a dispersão das mesmas espécies vegetais. Em campo, determinamos a lista de espécies dispersadas por esse primata que, combinada com todos os dados de frugivoria e dispersão disponíveis na literatura, resultou em uma matriz binária de interações para cinco áreas de Mata Atlântica do estado de São Paulo (Brasil). Para as espécies vegetais consideradas, a morfologia dos frutos foi o fator que melhor explicou a dispersão pelo MLP: tipo de fruto e cor de fruto explicaram 42% da variância total em uma análise de coordenadas principais (PCoA). A maioria das espécies dispersadas pelo MLP apresentaram características morfológicas que sugerem dispersão primária por aves. Usando modelos exponenciais de grafos aleatórios (ERGMs), encontramos efeitos significativos e positivos do teor de água e de carboidratos+ fibras+ cinzas, e significativo e negativo do diâmetro das sementes e do teor de proteínas dos frutos na probabilidade de interação entre as espécies. Considerando o conjunto de espécies vegetais dispersadas pelo MLP, tanto a morfologia dos frutos, quanto suas características bioquímicas (com exceção de lipídeos), exerceram um importante papel na estruturação da rede de interações entre as espécies.

Financiadores

Financiadores: Fapesp (Jovem pesquisador concedido a Culot, L.: 2014/14739-0 e bolsa de pós doutorado concedida a Fuzessy, L. F.: 17/07954-0); CNPq (bolsa de doutorado concedida a Silva, A. S. A.: 141813/2017-2), Capes (convênio PROAP), Idea Wild (doação de equipamentos de campo) e Rufford Small Grants (financiamento concedido a Silva, A. S. A.: 29108-1). Apoio logístico: Duratex, Suzano e Parque Estadual do Morro do Diabo (PEMD).

Palavras-chave

Dispersão de sementes; Bioquímica e morfologia de frutos; Leontopithecus chrysopygus.

Área

Área 1 – Ecologia

Autores

Anne Sophie de Almeida e Silva, Lisieux Franco Fuzessy, Laurence Culot


{{res.msg}}