XIX Congresso Brasileiro de Primatologia

Dados do Trabalho


Título

O papel do toque no desenvolvimento de reconhecimento individual em macacos-prego (Sapajus libidinosus)

Resumo

O tato tem grande impacto no desenvolvimento de infantes primatas, principalmente ao serem segurados e acariciados. No entanto, pouco se sabe sobre o toque feito pelos próprios infantes. Pesquisas recentes demonstraram que a oportunidade de tocar objetos permite que macacos-prego aprendam mais rapidamente a diferenciar estes objetos visualmente. Neste trabalho buscamos investigar a função do toque na face de outros indivíduos por filhotes de macacos-prego (Sapajus libidinosus), sendo uma das possibilidades, a facilitação do aprendizado do reconhecimento facial. Um dos fatores averiguados foi o grau de parentesco entre filhotes e indivíduos tocados em um grupo de vida livre da Fazenda Boa Vista, Piauí. Foram analisadas 74 horas de vídeo com amostragem animal-focal, do acervo digital do LEDIS (Laboratório de Etologia, Desenvolvimento e Interações Sociais), correspondentes ao 1º, 2º, 3º e 6° mês de vida de 8 filhotes. De 88 eventos de toque codificados, encontramos que no 1º mês, 42,9% dos toques foram recebidos por indivíduos que não possuíam um parentesco próximo; no 2º mês, essa porcentagem cresceu para 77,3%; no 3º mês, não-parentes representaram 14,3%; por fim, no 6º mês, 76,9% eram não-parentes. Portanto, percebe-se que durante o 1º mês, mas principalmente no 2º, quando o filhote começa a interagir mais com o seu ambiente e tem maior repertório comportamental, os indivíduos tocados são mais distantes da rede social íntima do filhote, o que é condizente com a necessidade de reconhecer indivíduos com os quais se tem menos contato. Isso também ocorre no 6º mês, porém estes toques ocorreram durante brincadeira, um contexto diferente dos demais meses. Os resultados obtidos corroboram a hipótese de facilitação do aprendizado do reconhecimento facial.

Financiadores

FAPESP e CNPq

Palavras-chave

desenvolvimento social; tato; primatas

Área

Área 2 – Comportamento

Autores

Beatriz Franco Felício, Patrícia Izar


{{res.msg}}