XIX Congresso Brasileiro de Primatologia

Dados do Trabalho


Título

Ensino em macacos-prego? Influência da presença de audiência no comportamento do macaco quebrador

Resumo

Ensino em animais não-humanos pode ser entendido como a alteração comportamental que ocorre na presença de audiência ingênua, de modo a facilitar sua aprendizagem. Os registros são raros e restritos a poucos táxons. A influência social na aprendizagem de quebra de cocos em macacos-prego (Sapajus spp) tem sido muito estudada, mas o ensino, ainda não. Este estudo tem como objetivo preencher essa lacuna por meio da microanálise de eventos de quebra de coco no Parque Ecológico do Tietê, um parque urbano localizado em São Paulo, SP. A microanálise demanda um olhar atento e demorado sobre as ações executadas e seu contexto. Partimos da hipótese de que, caso haja ensino, as ações do macaco proficiente na quebra se alterariam conforme a audiência. Após assistirmos 794 min de filmagem, selecionamos para transcrição os eventos de quebra realizados por uma fêmea adulta. Investigamos se suas ações se alteraram na presença de macacos menos experientes. Registramos as categorias: pegar o coco ou martelo, posicionar e golpear o coco. Comparamos as frequências de ocorrência de tais categorias em eventos com e sem audiência, considerando também a idade dos observadores. Não encontramos diferenças significativas, indicando ausência de ensino. Avaliamos que uma análise qualitativa pode evidenciar nuances de regulação comportamental entre quebrador e observador que não podem ser medidas quantitativamente.

Financiadores

CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior)

Palavras-chave

Aprendizagem Social; Desenvolvimento

Área

Área 2 – Comportamento

Autores

Bruna de Sá, Briseida Resende


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