XIX Congresso Brasileiro de Primatologia

Dados do Trabalho


Título do Simpósio:

A ameaça de incêndios florestais para populações de primatas

Resumo do tema:

Dentre as consequências decorrentes da crise climática, os períodos mais longos de estiagem e as temperaturas mais elevadas levam ao maior risco de incêndios florestais, especialmente em regiões de desmatamento recente e/ou com grande quantidade de material combustível acumulado. Em 2020, os países da América do Sul enfrentaram uma das estações secas mais severas e por consequência os mais intensos incêndios já registrados. Isto despertou a atenção de pesquisadores e conservacionistas de vários países. No Brasil e na Argentina, países vizinhos entre os mais afetados pelos incêndios, primatólogos mobilizaram esforços para avaliar os impactos, compreender suas causas e efeitos, e propor ações para evitar que novos incêndios destruam habitats e causem a morte de primatas, ou mitigar seus efeitos. Este simpósio visa apresentar um conjunto de ações que envolvem levantamentos rápidos de primatas em regiões impactadas, e ações de conservação em campo com intuito de mitigar os efeitos das queimadas e propor recomendações futuras para a conservação dos primatas e seus habitats.

Coordenador(a) e Palestrante 1 (Nome completo / Instituição / Título da fala / Sinopse):

Dra. Christine Steiner São Bernardo - Instituto Ecótono
Título: Impactos da insegurança fundiária como amplificadora de incêndios florestais em habitats de primatas

Os primatas do norte de MT estão ameaçados por incêndios recorrentes em terras invadidas para especulação, como Reservas Legais de assentamentos rurais. Com isto, primatas perdem seus habitats e os campesinos são impedidos de usar recursos florestais que poderiam reverter em complemento de renda, como por exemplo o turismo de observação de fauna e coleta de castanhas.

Palestrante 2 (Nome completo / Instituição / Título da fala / Sinopse):

Dr. José Rímoli
Título: Os impactos dos incêndios florestais sobre os primatas do Pantanal sul-matogrossense

Em função da configuração dos ecossistemas pantaneiros com amplas extensões de campos e formação de capões de mata, os primatas estão especialmente ameaçados neste bioma. Apresentamos resultados recentes dos últimos incêndios que afetaram o Pantanal.

Palestrante 3 (Nome completo / Instituição / Título da fala / Sinopse):

Dr. Leandro Jerusalisnky
Título: Projeto Impacto de Incêndios Florestais em Áreas Protegidas da Amazônia

Uma articulação envolvendo universidades, ICMBio/CPB e ONGS promove levantamento rápido de informações em campo, e com base em imagens de satélite, para avaliar regiões de maior risco de incêndio e impactos sobre as populações de primatas ameaçados.

Palestrante 4 (Nome completo / Instituição / Título da fala / Sinopse):

Dr. Martin Kowalewski
Título: Avaliação e mitigação dos incêndios em um sítio de estudo de longo prazo no norte da Argentina

Grupos de Alouatta caraya estudados por décadas foram carbonizados por incêndios florestais, ademais indivíduos foram vistos fugindo dos incêndios e sendo atropelados ou eletrocutados. Apresentamos aqui medidas mitigatórias para grupos sobreviventes.

Palestrante 5 (Nome completo / Instituição / Título da fala / Sinopse):

Área

Área 1 – Ecologia

Autores

Christine Steiner S. Bernardo, José Rímoli , Leandro Jerusalinsky, Martin Kowalewski


{{res.msg}}