XIX Congresso Brasileiro de Primatologia

Dados do Trabalho


Título do Simpósio:

Diversidade comportamental em macacos-prego: variação no uso de ferramentas em diferentes populações

Resumo do tema:

Macacos-prego são primatas que ocupam diversos ambientes na América do Sul e apresentam variações comportamentais entre populações. Uma dessas variações é no uso de ferramentas. Nem todas as espécies usam ferramentas e, dentre as que usam, há diferenças nos kits de ferramentas registrados, no modo de exploração de recursos e nas dimensões das ferramentas utilizadas. Vários processos podem levar a essas variações, como diferenças ecológicas, variantes genéticas e aprendizagem social. Há evidências de que a aprendizagem do uso de ferramentas nesses primatas sofre influência social, o que sugere a existência de distintas culturas nos macacos-prego. Nesse simpósio apresentaremos dados sobre a variação no uso de ferramentas em populações de diferentes estados brasileiros. Conhecer a diversidade comportamental desses primatas é o primeiro passo para discutirmos quais comportamentos podem ser considerados culturais, como as ações antrópicas podem impactar a cultura desses primatas e qual o efeito desse impacto na viabilidade das populações.

Coordenador(a) e Palestrante 1 (Nome completo / Instituição / Título da fala / Sinopse):

Tatiane Valença / Instituto de Psicologia (USP) / Uso de grandes martelos por macacos-prego do Parque Nacional Chapada dos Veadeiros (GO) / Mapeando os sítios de quebra de S. libidinosus no PARNA Chapada dos Veadeiros, registramos o uso dos martelos mais pesados comparado aos outros locais. Alguns martelos eram mais pesados do que o peso médio de um macaco-prego.

Palestrante 2 (Nome completo / Instituição / Título da fala / Sinopse):

Henrique Pereira Rufo / Instituto de Psicologia (USP) / Difusão de novo comportamento: o uso de varetas por macacos-prego no Parque Ecológico do Tietê (SP) / Em um cenário experimental, observamos a solução de uma tarefa com o uso de varetas, uma ferramenta que não fazia parte do repertório comportamental for grupo. Além disso, observamos a difusão desse comportamento a partir de um sujeito inovador.

Palestrante 3 (Nome completo / Instituição / Título da fala / Sinopse):

Waldney Pereira Martins – Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES) / Uso de ferramentas por macaco-prego-do-peito-amarelo (Sapajus xanthosternos) em matas secas de MG / O gênero Sapajus é também conhecido pelo uso de ferramentas utilizando pedras para processamento de frutos. Neste estudo, fornecemos a primeira caracterização completa do uso de ferramentas para S. xanthosternos em Montes Claros, Minas Gerais.

Palestrante 4 (Nome completo / Instituição / Título da fala / Sinopse):

Tiago Falótico / Escola de Artes Ciências e Humanidades (USP) / Uso de ferramentas de pedra percussivas por macacos-prego do Parque Nacional de Ubajara (CE) / Macacos-prego do PARNA Ubajara frequentemente usam ferramentas de pedra para quebrar frutos encapsulados. É um comportamento habitual, mas com variação entre as áreas altas (mais úmidas) e baixas (mais secas) que os macacos habitam.

Palestrante 5 (Nome completo / Instituição / Título da fala / Sinopse):

Área

Área 2 – Comportamento

Autores

Tatiane Valença, Henrique Pereira Rufo, Waldney Pereira Martins, Tiago Falótico


{{res.msg}}