XIX Congresso Brasileiro de Primatologia

Dados do Trabalho


Título da mesa redonda:

fontes alternativas de financiamento para pesquisa em primatologia

Resumo do tema e sua relevância:

A obtenção de recursos para uma pesquisa científica é condição sine qua non para a sua realização. Historicamente, a principal fonte para obtenção de financiamento foram institutos estatais de fomento à pesquisa. Esta realidade vem mudando tanto a nível nacional quanto internacional. Dentro deste contexto, a nossa comunidade científica não passa incólume a estas mudanças. Esta mesa redonda visa reunir diversas experiências no processo de obtenção de recursos financeiros, possibilitando que a comunidade científica conheça as opções disponíveis e possa navegar este processo com eficiência.

Coordenador(a) e Participante 1 (nome e instituição):

Francisco Edvaldo de Oliveira Terceiro (Universitat Zurich - Universidade Federal do Rio Grande do Norte)

Temática do Participante 1:

Financiamento em início de carreira

Justificativa do Participante 1:

O estabelecimento de recursos para uma pesquisa científica pode, em alguns casos, demandar quase tanto esforço quanto a pesquisa em si. Isto se torna ainda mais latente para pesquisas de campo e para um jovem cientista. Nesta mesa redonda busco apresentar a perspectiva de um primatologista em início de carreira e destacar opções nacionais e internacionais de financiamento para pesquisa.

Participante 2 (nome e instituição):

Patricia Izar (Universidade de São Paulo)

Temática do Participante 2:

Fontes alternativas de financiamento para pesquisa em primatologia

Justificativa do Participante 2:

Recursos financeiros são fundamentais para a pesquisa de campo em primatologia, no entanto, o cenário nacional recente é de drásticos cortes orçamentários para a ciência. Nesse contexto, apresentarei alternativas de financiamento junto a sociedades científicas internacionais, como International Primatological Society, Cultural Evolution Society, Animal Behaviour Society, entre outras. Também discutirei minhas experiências e os desafios em (1) obter auxílios como pesquisadora e (2) em gerir a concessão de pequenos auxílios em sociedades científicas. Nesse último tópico, enfatizarei a importância de políticas de inclusão e diversidade no financiamento à pesquisa primatológica.

Participante 3 (nome e instituição):

Maurício Talebi (Universidade Federal de São Paulo)

Temática do Participante 3:

Abordagens alternativas ao custeio e financiamento em primatologia

Justificativa do Participante 3:

O acesso a programas e fontes de fomento são limitados e cada vez mais escassos, sejam por crescentes contingências em solicitações, especificidades das chamadas e ou editais, bem instabilidades de governanças ou pagamentos dos mecanismos públicos. Estes fatores, isolada ou conjuntamente são portanto limitantes ao desenvolvimento das diferentes disciplinas em primatologia. Formas e fontes alternativas de custeio de pesquisa em primatologia são portanto necessárias e imperativas. Serão apresentados algumas abordagens alternativas ao custeio e financiamento, baseadas em modelos globais e ou internacionais públicos e privados, que ao possibilitar a execução de pesquisas também contribuem em capacitação de recursos humanos e execução de políticas públicas de conservação, entre outras iniciativas em primatologia.

Participante 4 (nome e instituição):

Felipe Ennes Silva (Instituto de Desenvolvimento Sustentavel Mamiraua - Université libre de Bruxelles)

Temática do Participante 4:

Buscando financiamentos e oportunidades para pesquisa em Primatologia

Justificativa do Participante 4:

Nesta mesa-redonda, apresento oportunidades de financiamento para pesquisa de campo e para bolsas de pesquisa no âmbito nacional e internacional. Apresento alguns exemplos de acordo com minha trajetória na Primatologia e discuto a importância da procura de fontes alternativas de financiamento em tempos de escassez de recursos.

Área

Área 8 – Outros (ex. Educação Ambiental)

Autores

FRANCISCO EDVALDO DE OLIVEIRA TERCEIRO, Patricia Izar, Maurício Talebi, Felipe Ennes Silva


{{res.msg}}