II Congresso de Ornitologia das Americas

Workshops


 

Organizadores: Agostina Juncosa-Polzella (IBS-CONICET-UNaM), Bianca Bonaparte (IBS-CONICET-UNaM), Carolina Isabel Miño (IBS-CONICET), Cecilia Cuatianquiz Lima (Universidad Autónoma de Tlaxcala), Daniela Zaffignani (IBS-CONICET-UNaM), Gabriela Núñez Montellano (IER-CONICET), Kristina Cockle (IBS-CONICET-UNaM), Viviane Zulian (North Carolina State University)

Participantes: 20

O workshop será realizado principalmente em espanhol e portuñol. Os falantes de inglês também são bem-vindos e faremos acomodações para incluí-los

Custo: Gratuito

Data: 01 de agosto

Local: Expogramado

Formato: Mesas de trabalho ou círculos de discussão (máximo de 5 mesas) com 4 a 5 pessoas em cada círculo para trocar ideias e criar propostas.

Duração: O workshop terá duração de 4 horas.

Resumo: Este workshop destina-se a pessoas que desejam imaginar e construir formas epistemologicamente mais diversificadas e justas de trabalhar na ornitologia. Como todas as disciplinas científicas, a ornitologia é permeada pelo colonialismo histórico e atual e seu legado de barreiras sistêmicas. As políticas e práticas atuais da ornitologia limitam a participação de pessoas atravessadas por múltiplos eixos de exclusão. Soares et al. (2023) tornaram visíveis algumas barreiras e sua relação com o colonialismo histórico, propondo mudanças nas políticas científicas e nas relações entre pesquisadores. Defendemos que a participação de grupos historicamente excluídos enriquecerá as pesquisas, ampliando as formas de compreensão da ornitologia e da conservação da biodiversidade. O workshop será um espaço amigável para discutir: 1) mecanismos que geram desigualdade de oportunidades e exclusão na ornitologia, e 2) práticas que promovam a participação, o pertencimento e a permanência de uma diversidade de pessoas e ideias na ornitologia. Reconhecendo que todos nós temos uma esfera na qual podemos agir em direção à mudança transformadora, geraremos coletivamente estratégias que ajudem a construir uma comunidade ornitológica mais equitativa, justa e hospitaleira, que abrace uma diversidade de perspectivas para enriquecer as práticas científicas.

Programa e atividades

Sessão 1: Apresentação da equipe, objetivos do workshop, formato e método de organização do workshop. . Desenvolvimento coletivo de diretrizes e compromissos para um espaço hospitaleiro durante o workshop (trabalho em pequenos grupos e compartilhamento). Introdução ao conceito de sistemas interligados de opressão. Apresentação da intervenção "exposição de ideias e experiências em um varal", onde as pessoas que participam do workshop podem escrever anonimamente suas experiências ou reflexões, tanto negativas quanto positivas, sobre ornitologia. 50 minutos.

Sessão 2: Reconhecendo e visibilizando o problema. Trabalho em pequenos grupos (mesas de discussão) para abordar temas específicos, usando a sociocracia como método de organização e permitindo a troca de experiências e pontos de vista. 1 hora

As mesas serão organizadas por tópico:
 
  • Políticas explícitas que produzem exclusão e exploração na ornitologia (por exemplo, critérios capitalistas de avaliação acadêmica, hegemonia do inglês).
  • Políticas implícitas que produzem exclusão e exploração na ornitologia (por exemplo, "poder oculto", barreiras ou exclusão da participação de determinados grupos de pessoas por meio da tomada de decisões nos bastidores).
  • Legitimação de certos conhecimentos e práticas ornitológicas em detrimento de outros (por exemplo, legitimidade do conhecimento ornitológico definido por pessoas com poder dentro do sistema científico acadêmico, invisibilização de conhecimentos e práticas tradicionais locais, camponeses e indígenas).
  • Exploração e apropriação do conhecimento ornitológico (por exemplo, modelos de parachute science, falta de reconhecimento dos assistentes de campo e informantes das comunidades locais).
  • Narrativas coloniais sobre o que constitui a ornitologia, a identidade de ornitólogues e o que os ornitólogues fazem (por exemplo, sexismo na ornitologia de campo, narrativas coloniais de descoberta e novidade).

Sessão 3: Reimaginando a ornitologia. Em cada uma das mesas, as pessoas serão convidadas a refletir sobre quais práticas funcionam bem e quais práticas podem ser adotadas para gerar mudanças positivas, tanto individualmente em nossas esferas de ação quanto coletivamente. Adicione novas reflexões, comentários e experiências ao varal. 1 hora.

Sessão 4: Encerramento. Compartilhamento facilitado entre as diferentes mesas de trabalho. Refletir juntos sobre como promover mudanças e gerar uma mensagem global. Convite para participar de um artigo com as recomendações e ideias que surgiram no workshop. 50 minutos.
 
Organizers: Gregory F. Budney (retired - Cornell Lab of Ornithology), Ana Luiza Camargo Catalano

Participants: 20

Cost: R$100,00

Date: August 05

Workshop será ministrado em inglês e português

Place: School (to be defined)

Abstract: This intensive workshop provides individuals with essential information for using audio recording equipment and computer-based analysis techniques for field investigation with the goal of achieving basic competency with audio theory, digital audio, equipment uses, equipment selection, and computer-based sound analysis methods. The purpose is to accelerate the learning curve of this information for individuals that are just starting their research investigations and as well as for established researchers who wish to updtate their knowledge of audio. Information will be delivered through lectures, discussions, and via hands-on instruction.

Target audience: Beginners starting their research investigations as well as established researchers who wish to update their knowledge of audio recording and analysis. No prerequisites required.

Schedule:
08:00 - 10:00 - Microphone and Recorder Types
10:00 - 10:15 - Break
10:15 - 12:00 - Field Recording Techniques and equipment setting
12:00 - 14:00 - Lunch (not included)
14:00 - 16:00 - Introduction to Sound Analysis
16:00 - 16:15 - Break
16:15 - 17:30 - Sound Analysis (Part 2)
17:30 - 18:00 - General question session  
Organizers: Patrícia Paludo (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), Luisa Simões Pires Fabricio (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), Natália Azambuja Biscarra Trindade

Participants: 20

Cost: R$60,00 or U$12

Date: August 05

Place: School (to be defined)

Abstract: Comunicação acústica é usada por um número restrito de grupos animais (humanos e não-humanos), tendo surgido de forma independente ao longo da história evolutiva desses grupos. Essa forma de comunicação é de grande relevância, pois sinais acústicos propagam-se com facilidade em todas as direções e podem ser emitidos em diferentes ambientes e em diferentes condições de luminosidade, sendo amplamente utilizada pelas aves. Dada a vocalização ser uma característica marcante nas aves e o desenvolvimento de novas tecnologias conseguirem registrar e captar essa informação. A vocalização é reconhecidamente um importante meio de comunicação das aves e as tecnologias para captar esta característica estão constantemente em avanço. Assim, a bioacústica tem sido ampliada e incorporada em diversas pesquisas em ornitologia. Nesse sentido, os registros acústicos e análises acústicas permitem uma diversidade de aplicações, podendo serem incorporadas em pesquisas comportamentais, análises macroevolutivas, dinâmicas de populações e estruturas de comunidades. Nosso objetivo com este workshop é instrumentalizar pesquisadores e pesquisadores da área da ornitologia nos principais meios de coleta de dados acústicos (registros em campo através da busca ativa e monitoramento acústico passivo), na extração de registros acústicos das fonotecas (xenocanto, Jacques Vileard, etc.) e como analisá-los utilizando softwares acústicos (Rave, audacity)...

Resumen: Na primeira parte da manhã (9:00 – 10:30), faremos uma exposição sobre os principais conceitos na área de bioacústica: onda sonora, características físicas do som, restrições biológicas e ambientais da propagação sonora, paisagem acústica, nicho acústico, comportamento acústico e uma introdução ao monitoramento acústico e à coleta de dados em bioacústica e quais os equipamentos são utilizados para estes fins como gravadores e microfones. Nessa primeira parte faremos uso da exposição visual e perguntas disparadoras para propiciar interação e envolvimento. Na segunda metade da manhã (10:45 – 12:00), as participantes farão registros acústicos nas imediações do local onde será ministrada, usando aplicativos de gravação de voz de seus smartphones pessoais. A depender da disponibilidade do equipamento, também mostraremos às participantes como realizar registros acústicos utilizando gravadores profissionais, comumente utilizados em pesquisas de campo. Durante as coletas, ressaltaremos tais amostragens exigem quase nenhum contato com os indivíduos observados. Nessa segunda parte, pretendemos dividir em dois grupos e estimular que os registros sejam feitos com os equipamentos possíveis, a fim de aumentar o contato e interesse pela área, além do diálogo e da prática coletiva. No começo da tarde (14:00 – 15:15), os registros serão compartilhados conosco e os analisaremos com as participantes no software Raven, próprio para análises bioacústica. Nesse momento, faremos coletivamente as análises dos sinais acústicos através da projeção do computador e iremos sanando as dúvidas que surgirem, dado o pouco tempo para que cada um possa fazer no computador pessoal. E no último período da atividade (15:30 – 17:00), apresentaremos outros softwares de análise possíveis de serem utilizados, além das fonotecas para extração de registros acústicos e tentaremos utilizar o tempo para tirar as dúvidas que permanecerem.

Público alvo: O minicurso é introdutório, então é voltado para pesquisadoras e pesquisadores em diferentes níveis de carreira (graduação a docência), que possuam interesse na área e ainda não tenham tido tão contato com a temática. Não há necessidade de nenhum pré-requisito para participar, mas como é um workshop introdutório, nosso interesse é trazer de forma teórico-prática um panorama de conceitos, coleta de dados e análises, visando instrumentalizar quem participar para posterior aplicação ou aperfeiçoamento na área. A nossa ideia é trazer uma introdução ao campo da bioacústica voltado para ornitologia e a partir de conceitos e práticas, termos trocar que qualifiquem cada vez mais nossas pesquisas.
Organizador: Augusto Pötter (fundador Passaripoa)

Participantes: 20

Custo: Gratuito

Público: Jovens de 4-18 anos de idade, quaisquer que queiram participar.
 
  • A proposta se trata de uma atividade interativa ao ar livre, cuja finalidade seria apresentar a prática da observação de aves e dos princípios da ornitologia para crianças e jovens de forma recreativa e lúdica. O workshop será em extensão ao projeto “Passaripoa”, o qual demonstrou resultados otimistas no grande centro urbano de Porto Alegre.
  • O workshop será ao ar livre, visando maior aproximação ao ambiente, será uma apresentação oral aos participantes sobre os tópicos envolventes a ornitologia, além da apresentação e descrição das aves observadas ao longo do workshop. Não necessita de projetores, cadeiras e afins, apenas de binóculos e guias de campo. A atividade dura três horas.
  • A atividade usará as três horas em uma imersão na observação de aves, em meio a matas próximas, observando e analisando as aves avistadas ao longo do workshop, além de demonstrações práticas sobre tópicos envolvendo a ornitologia. O workshop tratará de assuntos como diversidade e importância das aves como bioindicadores, métodos de observar aves, comportamentos gerais e classificações taxonômicas, além de efeitos complexos como a iridescência, de forma lúdica e descomplicada.
Para fazer sua inscrição acesse o link: https://docs.google.com/forms/d/1AtrzZiD0lJjSVDd254yY3uP1TqaXqNdc754kyiinJZI
Organizers: Shawn Billerman (Cornell Lab of Ornithology), Nicholas Sly (Cornell Lab of Ornithology), Kini Roesler (Fundacióm Bariloche-CONICET/Aves Argentinas), Fernando Medrano (Universitat de Barcelona/Red de Observadores de Aves y Vida Silvestre de Chile (ROC), Guy Kirwan (Natural History Museum, Tring/Cornell Lab of Ornithology)

Participants: 20

Cost: Free

Date: August 05

Place: School (to be defined)

Abstract: Ornithologists must collaborate on solutions to the multi-faceted bird extinction crisis, and sharing species life-history knowledge is essential to this process. South America is blesses with exceptional biodiversity, but species information is often widely dispersed across sources. Increasing cooperation with all stakeholders is imperative to ensure broad acessibility of species knowledge. Birds of the World (BOW), the largest, most comprehensive ornithology reference featuring complete life histories of every bird, is working with global partners to make this content freely accessible. The scientific content powering BOW is generated and updated by ornithologists passionate about sharing theis expertise on this central, unifying platform where it may unlock transformative insights for global bird conservation. This workshop's focus is to build a diverse team of South American contributors who may adopt BOW species accounts and assure that the biology of each species is fully represented. We will demonstrate the editorial process and practice techniques that can support any scientific endeavor: e.g., how to synthesize a vast and varied ornithological literature, and how to use eBird, Macaulay Library, and other citizen science platforms to suuplement the published literature. This workshop is for scientists at any career stage who are excited about documenting avian life histories.
 
Organizers: Matt Strimas-Mackey (Cornell Lab of Ornithology), Tom Auer (Cornell Lab of Ornithology), Ivo Tejeda (Red de Observadores de Aves y Vida silvestre de Chile (ROC)), Fernando Medrano (Red de Observadores de Aves y Vida silvestre de Chile (ROC)), Erik Sandvig (Red de Observadores de Aves y Vida silvestre de Chile (ROC))

Participants: 30

Cost: Free

Date: August 05, afternoon

Place: School (to be defined)

Abstract: The eBird Status and Trends project uses full-annual cycle machine-learning models combining eBird data with remote-sensing data and accounting for variation in observer behavior and effort to produce high resolution, weekly estimates of relative abundance of bird species. In November 2022, model results for over 2,000 species were released, including over 1,600 species in regions served by the OCA. Interactive visualizations are available via the Status and Trends website (https://science.ebird.org/en/status-and-trends) and the eBird Status data products are available via the R package ‘ebirdst’ (https://ebird.github.io/ebirdst/). This workshop will introduce attendees to the Status and Trends modeling process then provide interactive, hands-on examples of how to download and work with these data products in R. The specific examples covered in the workshop will be tailored to the interests and needs of the attendees; however, potential applications may include comparing temporal patterns of abundance for multiple species or site selection and prioritization. There will be ample time for questions and troubleshooting throughout the workshop to ensure attendees leave the workshop capable of using these data on their own. This workshop will not cover the analysis of eBird Trends data products.
Target audience: The second half of this workshop will involve hands-on R programming requiring intermediate knowledge of R; however, those without R programming experience are encouraged to attend the first half of the workshop for a general introduction to the eBird Status data products.

Attendees may also be interested in signing up for the related workshop W11: Best Practices for Using eBird Data, which will be given on the morning of the same day.
Organizers: Ana Silveira de Souza (Universidade de São Paulo), Tomás Honaiser Rostirolla (Universidade de São Paulo), Verônica dos Santos Sales (Universidade de São Paulo)

Participants: 20

Público-alvo: estudantes de graduação, pós-graduação e profissionais que estejam iniciando sua carreira com bioacústica ou que tenham interesse em utilizá-la como ferramenta em projetos futuros.

Cost: R$60,00 or U$12

Date: August 05

Place: School (to be defined)

Abstract: O workshop tem como objetivo apresentar as principais metodologias, análises e softwares utilizados em pesquisas que envolvem a bioacústica aliada à ornitologia na conservação da avifauna, bem como apresentar toda a teoria necessária para aplicá-los. A estrutura do curso envolve sete unidades que seguem uma linha de evolução, visando proporcionar que ao final o participante seja capaz de aplicar as metodologias aprendidas na sua própria pesquisa. Estas unidades compreendem primeiramente uma parte teórica de introdução ao conceito de som, bioacústica e sua aplicação no estudo da ornitologia, tratando de tópicos como a evolução da comunicação acústica no mundo animal, seus custos, vantagens e funções, focando nos mecanismos e estruturas morfológicas que possibilitam a grande complexidade de vocalizações que observamos hoje nas aves. Já a parte prática será composta por uma breve atividade de campo que fornecerá os dados a serem utilizados nas etapas de introdução ao processamento e análise de som através dos softwares como o Raven Pro, Audacity, Avisoft e R Studio. Finalizaremos o curso com uma discussão sobre as vantagens de utilizar a bioacústica como uma ferramenta aliada à conservação da avifauna, os gaps de informações que ainda precisam ser desenvolvidos e as perspectivas futuras na academia.

Formato e Duração do Workshop:
 
  • Apresentação expositiva do conteúdo teórico com auxílio de material audiovisual (3h)
  • Atividades de prática de campo (1h)
  • Atividades aprendizado e prática de softwares (3h)
  • Roda de discussão com a temática: “bioacústica como ferramenta aliada à conservação da avifauna” (1h).

Programação e atividades:
 
  • 1. Introdução à bioacústica (1:30h)
  • Conceito de bioacústica
  • Comunicação acústica no mundo animal: custos e vantagens
  • Sinal acústico: emissão, transmissão e interpretação
  • Audição e vocalização em aves: mecanismos, estruturas morfológicas, funções e exemplos

2. Metodologia de campo (30 min)
  • Coleta de material acústico
    • Tipos de equipamentos e finalidades
    • Técnicas de gravação em campo
    • Qualidade de gravação
  • Bases de dados sonoros: fonotecas

3. Prática de campo (1h)
  • Configuração dos equipamentos
    • Formato, tamanho e resolução
    • Data e hora
    • Opção de acoplar microfones omnidirecionais, bidirecionais ou unidirecionais e sistema parabólico.
  • Gravação ativa
  • Gravação passiva
  • Identificação automática de espécies de aves através do aplicativo Merlin Bird ID
  • Documentação para catalogar os registros das gravações

4. Conceito de ondas sonoras e processamento do som (1h)
  • Física do som: frequência, amplitude e duração
  • Construção e interpretação de sonogramas e oscilogramas
  • Caracterização do som através de parâmetros acústicos

5. Prática de análise acústica (2h)
  • Upload dos dados coletados em campo e/ou retirados de fonotecas
  • Extração de oscilogramas, sonogramas e parâmetros acústicos através de softwares de análise acústica
    • Audacity
    • Avisoft
    • Raven Pro
    • Pacotes de análise acústica do R
  • Representação gráfica de vocalizações

6. Prática de análise estatística (1h)
  • Introdução ao software R
  • Índices de diversidade acústica
  • Extração de parâmetros estatísticos
  • Interpretação de dados

7. Roda de discussão: “A bioacústica como ferramenta aliada à conservação da avifauna” (1h)
  • Apresentação e discussão de periódicos:
    • Ecologia acústica e paisagens sonoras
    • Poluição sonora e interferência de ruídos urbanos na comunicação das aves
    • Vantagens e desvantagens do monitoramento acústico passivo
    • Benefícios da amostragem de avifauna através de identificação acústica
  • Gaps de informações e perspectivas futuras
Organizers: Miguel Matta (Cordinador del Día Mundial de la Aves Migratorias en Americas Latina), Karina Esparza (Waderquest Brail), Bruno Lima (Projeto Aves Limicolas)

Participants: 20

Cost: Free

Date: August 05

Place: School (to be defined)

Abstract: El Día Mundial de las Aves Migratorias es la campaña educativa más grande del mundo que crea conciencia pública sobre los problemas que las aves migratorias enfrentan a lo largo de los múltiples viajes realizados durante su vida. El programa es coordinado globalmente por Environment for the America, la Convencion de Especies Migratorias y la Asociación de Rutas Migratorias de Asia Oriental y Australasia. Este programa invita a las comunidades a tomar acciones de conservación simples, como la restauración de los hábitats, la educación de las generaciones jóvenes en las escuelas y los parques urbanos, la apreciación de la naturaleza junto a caminatas de observación de aves y mucho más. Cada año unificamo nuestras voces bajo un tema de conservación, y en 2023, destacamos la importancia del agua para la vida de las aves. Solo en América, apoyamos a más de 800 organizaciones y actualmente trabajamos para aumentar la representación en Brazil traduciendo los materiales educativos al Portugues y capacitando a los educadores locales. Nuestro objetivo será capacitar a nuevos integrantes e invitamos a los investigadores, asistentes y estudiante a inscribirse, proveremos de materiales para crear festivales educativos, presentaciones sobre el tema 2023, y formaremos una red de experiencias colaborativas.
 
Target public: beginner ornithologists, undergraduate and graduate students, and general people with more than 16 years old.

Number of students: 20 (maximum), 15 (minimum)

Date: 6 to 11/08/2023
Workshop preliminary program
We intend to address theoretical and practical issues regarding the capture and marking of birds using mist nets. We aim to provide information on bird biology and ringing field practice for beginner ornithologists or individuals with little experience in the technique, that want to practice it.
About 60 hours of theoretical and practical classes are planned, encompassing introductory theory on bird biology, morphological and biological characterization, molting, migration, and concepts applied to field ornithology, databases, general bibliography, and basic information on the regulation/ethics of ringing activity. In addition, two speakers will be invited to talk about the Biology/Distribution/Evolution of Birds in the Pampa Biome and Atlantic Forest and on molting limits in Birds.

Investment: We still have availability for four spots that can apply for scholarships for students in need of financial assistance. Two scholarships of 50%: R$ 720.00 (US$ 150.00) Two scholarships of 30%: R$ 1,010.00 (US$ 200.00) P.S. Total cost of the workshop is R$ 1,440.00 (US$ 290.00)
Contact Jonas Rosoni: jonas.rosoni@gmail.com


Location: to be defined. Potential areas:
1) Floresta Nacional de São Francisco de Paula Flona de São Chico (florestanacional.com.br). The environment has a native and an exotic forest. More than 200 species of birds, near Gramado (~60 km from Gramado, 1-hour trip).
2) Centro de Pesquisas e Conservação da Natureza – Pró-Mata. PRÓ-MATA - Instituto do Meio Ambiente (pucrs.br). The environment has a native and an exotic forest. More than 200 species of birds (~90 km far from Gramado and 4 hours trip).
3) Estação Experimental da UFRGS. https://www.ufrgs.br/agronomia/joomla/index.php/eea-apresentacao. The main environment has a gallery forest, marsh, and grasslands, an anthropogenic area. About 200 species of Birds (https://ebird.org/hotspot/L10042557), About ~60 km far from Porto Alegre, 1- hour trip.
Workshop includes:
  • Theoretical and practical classes in Ornithology and field and Museum Techniques of studying birds with an emphasis in marking and capturing birds
  • Attendance of two invited speeches (Speakers to be confirmed)
  • Certificate. Approved students will receive a certificate in the basic ringing course recognized by Centro Nacional de Pesquisas e Conservação de Aves- CEMAVE, Brazil. This certificate is a prerequisite to apply for the CEMAVE Full Ringer (Anilhador Pleno) category according to IN 07/2021 ICMBio/Brazil. "II- Full Ringer (Anilhador Pleno): category limited to the ringing of rehabilitated birds." All students will receive a certificate of a 60-h workshop, that may be used as a 4-credits complementary course at many Graduate programs (at least) in Brazilian Universities.
  • Lodging (very simple) and meal (regular breakfast, lunch, and dinner) are included. Students should bring snacks of their preference and their own food in case of any food restrictions.
  • Transportation to and back from the fieldwork place from Porto Alegre will be also provided

Workshop Organizers (Igré-Associação Sócio Ambientalista – Observatório de Aves do Pampa (Pampa´s Bird Observatory), and CEMAVE - (Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Aves Silvestres) Preliminary instructors and monitors (1 instructor, 1 monitor for each group of 5 students)

Dra. Carla Suertegaray Fontana – Observatório de Aves do Pampa (Pampa´s Bird Observatory), Igré Associação Sócio Ambientalista, Centro de Ecologia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) carla.fontana@ufrgs.br
Carla has a Ph.D. in Zoology, has more than 30 years of experience with birds in the field, and has been a Senior Brazilian Ringer at CEMAVE for about 25 years. She was curator of the collection of birds and mammals of the Museum of Sciences and Technology of PUCRS and professor linked to the graduate course of Ecology and Evolution of this University, where she supervised numerous undergraduate, master's, and doctoral students and taught disciplines of Ornithology, conservation, and collections. Currently, she carried out research at the Centro de Ecologia da UFRGS and is President of the NGO Igré-Socio-Environmental Association, coordinating the project Observatory of Birds of the Pampa.

Dr. Andrei L. Roos – CEMAVE/ICMBio - Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Aves Silvestres. Andrei has a Ph.D. in Ecology, has been an environmental analyst at ICMBio since 2002, and is currently working at CEMAVE in Florianópolis, SC. He is the Coordinator of PAN Aves Campos Sulinos and PLANACAP and, Focal Point for birdwatching activities in Conservation Units. He has more than 25 years of experience with bird ringing, working in several regions of Brazil and different taxonomic groups.

Dr. Márcio Repenning - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) Water Birds and Marine Turtles Lab (LAATM) – Bird Collection mrepenning@gmail.com Márcio has almost 20 years of banding birds. He participated three editions of the Bird Banding & Molt Analysis course (UFRGS Population Biology Lab, CORBIDI, KBO, Costa Rica Bird Observatories). Recently, he was field assistant to bird migration in South America (Smithsonian Migratory Bird Center) Has also taken pelagic field trips for banding and fitted transmitters in Albatross and investigated South America shorebirds and seedeaters migration using transmitters. Was assistant in bird collection and bird curatorial activities at, Sciences and Technology Museum (MCP), Ornithology Lab, PUCRS University. He is currently a bird collection assistant at FURG University (CAFURG).

Dr. Jonas Rafael Rodrigues Rosoni – Observatório de Aves do Pampa (Pampa´s Bird Observatory) - Igré Associação Sócio Ambientalista Jonas has a Ph.D. in Animal Biology, over 15 years of experience in bird fieldwork, and has worked as a Senior Brazilian Ringer at CEMAVE for around 10 years. He investigated South America seedeaters migration using geolocators. Currently, he collaborates on research with the Centro de Ecologia da UFRGS and serves as the Chief Financial Officer of the NGO Igré-Socio-Environmental Association, and he contributes to the Observatório de Aves do Pampa project.

Phd. Candidate: Cassiana Alves Aguiar – Observatório de Aves do Pampa (Pampa´s Bird Observatory) - Igré Associação Sócio Ambientalista Cassiana is an early-career Ph.D. candidate in ecology and biodiversity evolution. She studies birds and has eight years of fieldwork experience, contributing to bird ringing projects for five years. Recently she became a Senior Brazilian Ringer at CEMAVE. Currently, she is working on projects with grassland birds, is a member of the Observatório de Aves do Pampa project and works as the executive director of the NGO Igré - Socio-Environmental Association.
Organizer: Nicolás Lois (Departamento de Ecología, Genética y Evolución) (FCEyN-UBA))

Participants: 15

Cost: R$55,00 (se pueden solicitar becas para estudiantes, enviar la nota de intención a latinamerica@scgis.org y cc a nico.harry.lois@gmail.com)

Date: August 05

Place: School

Abstract: Teniendo en cuenta la necesidad general de recopilar información de campo, y focalizando en la producción de mapas simples con información dinámica (real-time en la nube), se propone un curso de las herramientas básicas ArcGIS Online para la colección y manejo de datos espaciales: Survey123, Dashboard y Webmap. Además, se presentarán las posibilidades de aplicar a becas para obtener licencias de los productos dentro del marco del programa de conservación de ESRI, y opciones de software libre para las aplicaciones presentadas.
Objetivos específicos
  • Introducir las GeoApps: ¿cuáles son y para qué pueden ser utilizadas?
  • Diseñar y generar formularios y encuestas para recopilación de información georreferenciada.
  • Demostrar la capacidad de recolección de datos a campo.
  • Visualizar, compartir y presentar datos en Webmaps y Dashboards en la nube.
  • Comprender las condiciones de privacidad y control de información sensible.
  • Abordar problemáticas reales y evaluar la potencialidad de uso en la cotidianeidad laboral.
Organizers: Matt Strimas-Mackey (Cornell Lab of Ornithology), Tom Auer (Cornell Lab of Ornithology), Ivo Tejeda (Red de Observadores de Aves y Vida silvestre de Chile (ROC)), Fernando Medrano (Red de Observadores de Aves y Vida silvestre de Chile (ROC)), Erik Sandvig (Red de Observadores de Aves y Vida silvestre de Chile (ROC))

Participants: 30

Cost: free

Date: August 05, morning

Place: School (to be defined)

Abstract: The citizen science project eBird has generated a database of over 1 billion bird observations with year-round, broad spatial and taxonomic coverage. The Cornell Lab of Ornithology has been aided in this effort through collaboration with dozens of partner organizations worldwide who maintain regional eBird portals and ensure eBird is available in over 50 languages. eBird data have been widely used for a variety of science, conservation, and management applications. However, species observations collected through citizen science projects without rigorous sampling designs and observation protocols present a number of challenges, including spatial, temporal, and taxonomic biases. As a result, robust inference using eBird observations requires careful processing of the data prior to analysis and special consideration when modeling. In addition, the large size of the eBird dataset makes downloading and processing these data challenging. In this workshop, attendees will gain hands-on, interactive experience using the R programming language to download eBird data for a single species and process the observations to prepare them for analysis following best practices. We will briefly discuss the range of possible applications for eBird data and answer attendee’s questions about the specific applications they’re interested in.
Schedule: The first half of the workshop will cover downloading the raw eBird data and preprocessing the data to prepare it for analysis. After a short break, we will discuss best practices for some applications of the eBird data.

Target audience: This workshop is intended for those interested in working with raw eBird observation data, there will be a separate workshop covering the modeled eBird Status and Trends data products. The workshop will involve hands-on R programming requiring intermediate knowledge of R.

Attendees may also be interested in signing up for the related workshop W6: eBird Status & Trends, which will be given on the afternoon of the same day.

 

The workshops will be held at EMEF Senador Salgado Filho school, at Rua Côrte Real, 235 - Piratini, Gramado - RS, 95670-000.

EMEF Senador Salgado Filho

 

*Inscrições deverão ser feitas diretamente pelo sistema, acesse clicando AQUI!