II Congresso de Ornitologia das Americas

Palestrantes


Palestrantes confirmados:

 

ANDRÉS BOSSO (Aves Argentinas)

 

 

 

Andrés é um conservacionista ativo e naturalista.
Atualmente ele coordena os Programas do Nordeste e da Terra do Aves Argentinas. Foi diretor da Administração de Parques Nacionais da Região NEA, diretor executivo da Aves Argentinas, membro do Conselho Mundial da BirdLife International. Ele é membro de Honra da BirdLifer International.

 

CAMILA RIBAS (INPA)

 

 

Dra. Camila Ribas é cientista sênior, professora e curadora do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) em Manaus, Brasil e Associada de Pesquisa no Departamento de Ornitologia do American Museum of Natural History in New York. Ela é doutora em Genética e Biologia Evolutiva pela Universidade de São Paulo, Brasil. Sua pesquisa se concentra na biogeografia e conservação da Amazônia, investigando as relações entre a diversificação biológica e as paisagens atuais e históricas. Pesquisas recentes têm visado as regiões e ecossistemas mais ameaçados da Amazônia, gerando conhecimento que pode ser prontamente aplicado na avaliação de impacto e conservação, bem como na compreensão da origem e manutenção da megadiversidade amazônica.

 

CRISTINA BANKS-LEITE (Imperial College London)

 

 

 

Dra. Cristina Banks-Leite é leitora/professora associada do Departamento de Ciências da Vida do Imperial College London e investiga as causas e as consequências da rotatividade e extinção de espécies em paisagens fragmentadas de regiões tropicais. Sua pesquisa propôs um limite de 30% de cobertura florestal para a restauração efetiva da Mata Atlântica brasileira, resultados que forneceram subsídios para a implementação de duas resoluções ambientais e um decreto federal no Brasil.

 

JO PEACOCK (Universidade estadual de Ohio)

 

 


Jo Peacock é professora assistente na School of Environment and Natural Resources da Universidade estadual de Ohio. Atualmente está desenvolvendo um programa de pesquisa focado em investigar como podemos melhorar as técnicas de restauração e manejo de habitats florestais, lenhosos e savanas em paisagens de agricultura e degradadas para melhorar a biodiversidade (principalmente comunidades de aves) e informar a conservação e o uso sustentável da terra que beneficia a vida selvagem.

 

KINI ROESLER (CONICET)

 

 

 

Dr. Ignacio "Kini" Roesler sempre foi interessado nas aves e na conservação desde que era muito jovem e isso marcou seu futuro. Agora, Kini é biólogo e pesquisador do CONICET, e diretor científico do Aves Argentinas, uma parceira da Birdlife International. Ele lidera o Projeto Hooded Grebe, um projeto de conservação mundialmente famoso e premiado com uma das espécies mais criticamente ameaçadas nos Neotrópicos. Kini publicou mais de 70 artigos de pesquisa, +20 artigos de divulgação e uma dúzia de livros sobre biogeografia, conservação e biologia de aves.

 

SCOTT ROBINSON (University of Florida)

 

 

 

Scott is the Ordway Professor of Conservation Biology in the Florida Museum of Natural History at the University of Florida. He studies the ecology and conservation of bird communities, mainly in the Neotropics, but also in Africa and Southeast Asia. Most of his graduate students use environmental gradients as proxies for time when trying to predict how habitat fragmentation, urbanization, and climate change will change bird communities. Scott is especially interested in how abiotic factors affect biotic interactions such as interspecific territoriality,  mixed-species bird flocks, interspecific aggression, and nest predation.