23º SINAPE - Simpósio Nacional de Probabilidade e Estatística

Normas para apresentação


NORMAS PARA EXPOSIÇÃO DE PÔSTERES 


Dimensão 

O espaço disponível para colocação do banner é 2,20 x 0,90m. A confecção do banner deverá ser feita na vertical com a medida de 0,80 x 1,20m, em papel de impressão ou lona, com corda superior para pendurar na estrutura. Não será permitido colar o impresso na própria estrutura, sendo obrigatório pendurar nos ganchos disponíveis do painel.

Título 

Deverá ser o mesmo utilizado no artigo aprovado e em letras maiúsculas. Abaixo do título e, com letras menores, deve aparecer: nomes dos autores, laboratório/departamento, instituição, cidade e estado. O nome do autor que apresentará o trabalho deverá estar sublinhado

Corpo do Painel

Deve ser feito com o cuidado de distribuir texto e ilustrações (figuras, diagramas e tabelas) de forma que o trabalho possa ser lido de uma distância de 1 metro e que seja bem organizado. Não inclua resumo no poster! A introdução deve ir direto ao assunto do trabalho. Utilize figuras e fluxogramas para a metodologia. Sugere-se que os resultados e as conclusões sejam em forma de itens, para facilitar a leitura e avaliação do pôster.

Exposição do painel 

O responsável pela exposição do trabalho deverá fixar o mesmo durante o dia da apresentação e retirá-lo após apresentação.

 

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE ORAL
 

  • Os trabalhos selecionados para apresentação oral terão o tempo de 15 (quinze) minutos para apresentação e 05 (cinco) minutos para eventuais questionamentos. Todas as apresentações deverão obedecer as datas e os horários informados nos arquivos de agendamento publicados no site do evento.
     
  • As apresentações orais poderão ser realizadas em português ou inglês, conforme opção do autor apresentador.
     
  • Cabe ao(s) autor(es) a responsabilidade pela confecção (visual e de conteúdo) do material audiovisual necessário à apresentação.
     
  • O trabalho deverá ser apresentado por um dos autores inscritos no evento e informado.
     
  • A data e horário da apresentação dos trabalhos serão estabelecidos pela Comissão Organizadora, entretanto, poderão ser alterados para atender eventuais ajustes da grade horária. Todos os casos serão comunicados ao autor responsável com a devida antecedência.
     
  • Recomenda-se que os autores que irão apresentar trabalhos estejam na sessão desde seu início, pois, na eventual ausência de um apresentador, os trabalhos na sequência serão antecipados.
     
  • No auditório da apresentação oral estarão instalados os equipamentos necessários para realizar a apresentação em Power Point (arquivo formato .ppt e .pptx) e arquivo PDF (arquivo formato .pdf). Observe com atenção o formato do seu arquivo de apresentação, para não haver problemas de compatibilidade e/ou prejuízo à sua apresentação.
     
  • O material da apresentação deverá ser entregue na secretaria em pen drive (USB), com até 10 (dez) minutos de antecedência. Haverá um membro da Comissão Organizadora/Secretaria para receber e transferir o material para o computador dos auditórios e salas de apresentação. 
     
  • A Comissão Organizadora não se responsabilizará por eventuais problemas de projeção causados por dificuldades técnicas e/ou compatibilidade de arquivos.
     
  • Os apresentadores receberão certificado através do site do evento de acordo com as anotações feitas pelo coordenador de sala confirmando quem apresentou efetivamente.