23º SINAPE - Simpósio Nacional de Probabilidade e Estatística

Dados do Trabalho


Título

DIMENSIONALIDADE DAS VARIAVEIS DOS QUESTIONARIOS CONTEXTUAIS DO SAEB 2015

Resumo

Este trabalho tem por objetivo apresentar alguns dos resultados da identificação dos fatores dos questionários contextuais do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) de 2015. A metodologia para a realização das análises fatoriais baseia-se em procedimentos propostos por Laros (2012) e Johnson & Wichern (1998), dentre eles, a padronização das variáveis, verificação da fatorabilidade da matriz de correlação, identicação de fatores a serem extraído, tipo de rotação a ser utilizada, inspeção das cargas fatoriais, índices de fidedignidade e cálculo de escores fatoriais. Os resultados indicaram a redução de 361 itens que compõe os questionários contextuais, para 209 itens distribuídos em 24 fatores, agrupados em quatro bases de dados.

Palavras-chave

SAEB, Questionários contextuais, Análise Fatorial, Redução de Dimensão.

Área

Estatística Aplicada em Engenharia e Ciências Exatas

Autores

Gesiane Socorro Andrade Leão Farias, Josemberg Moura de Andrade, Elisângela Candeias BIAZATTI, José Paulo SILVA CAMOLEZ , Luana Lúcia Alves AZEVÊDO, Rubens Batista Souza