Dados do Trabalho
Título
ANALISE DO IMPACTO DO RISCO PERCEBIDO DE PRIVACIDADE E TRANSAÇAO E DA INFLUENCIA SOCIAL NA ADOÇAO DO COMERCIO ELETRONICO
Resumo
Desde a popularização do uso da internet, o comércio eletrônico vem apresentando taxas de crescimento significativas, possibilitando a criação de novos negócios, novas oportunidades, todavia esse modelo de comércio ainda não alcançou seu potencial total, alguns fatores são apontados como possíveis inibidores tais como, o risco de extravio da mercadoria, riscos financeiros, riscos de performance do produto, risco de privacidade entre outros. A presente pesquisa buscou compreender qual o impacto do risco percebido de privacidade e transação e da influência social na adoção do comércio eletrônico, para isso foi realizada uma pesquisa com 213 estudantes de uma universidade pública por meio de um questionário estruturado aplicado a uma amostra não probabilística. Os dados foram analisados por meio da Modelagem de Equação Estrutural, onde de acordo com a análise as hipóteses de que a percepção de risco de transação influência a adoção do e-commerce e a correlação da influência social com o risco percebido foram suportadas.
Palavras-chave
e-commerce; estatística aplicada, risco percebido, modelagem de equações estruturais
Área
Estatística Aplicada em Ciências Sociais Aplicadas e Demografia e Estatísticas Públicas
Autores
CHARLES ROBERTO DE SOUZA MAMEDE, RAFAEL TEZZA, DEBORA SPENASSATO