Dados do Trabalho
Título
AVALIAÇAO DO EFEITO DA LEI DE COTAS NA CHANCE DE INGRESSO NO ENSINO SUPERIOR
Resumo
Este trabalho tem por objetivo investigar o efeito da política de cotas na chance de ingresso de um aluno ao ensino superior dados os diversos fatores que o caracterizam como cotista ou não. Para isso utilizamos os microdados do ENEM 2016, disponibilizados no site do INEP, e as notas de corte de 3 diferentes cursos historicamente muito procurados por terem perspectivas de carreiras de sucesso financeiro e, consequentemente, ascensão social: Direito, Engenharia Civil e Medicina. As notas de corte utilizadas como parâmetro foram as da Universidade Federal do Rio de Janeiro no ano de referência, 2016.
Através dos modelos propostos tivemos evidências de que a existência de cotas aumenta a chance de ingresso às universidades para os que são contemplados, porém revelam também que estes efeitos se dão de forma muito desigual se comparados entre as categorias de cotas. Em especial o candidato contemplado pela cota racial, porém não contemplado pela de ensino público ou de renda. Este tem chance de 254% da chance de ingresso que um candidato que não tem estas características enquanto um aluno cotista por raça, mas que também é cotista por ter estudado em escola pública, por exemplo, tem chance de 15% quando comparado alguém de fora deste grupo.
Palavras-chave
ENEM, MLG, Modelo Linear Generalizado, regressão Logística, Ação Afirmativa
Área
Estatística Aplicada em Ciências Sociais Aplicadas e Demografia e Estatísticas Públicas
Autores
VICTOR HENRIQUE ROSA, DANIEL WURZLER BARRETO