23º SINAPE - Simpósio Nacional de Probabilidade e Estatística

Dados do Trabalho


Título

UM MODELO DE DIAGNOSTICO COGNITIVO PARA IDENTIFICAÇAO DE DEFICIENCIAS NA APRENDIZAGEM

Resumo

A identificação de equívocos e níveis de proficiência são de suma importância no contexto educacional. Os equívocos são erros sistemáticos a respeito de algum conteúdo, cometidos pelos indivíduos durante uma avaliação, os quais levam a uma resposta incorreta ao item. Quando a informação de ocorrência de equívocos são fornecidos aos indivíduos envolvidos na avaliação, de forma imediata ou a curto prazo pode apoiar e orientar a aprendizagem de forma mais profícua. Neste sentido, propomos neste trabalho um novo modelo de diagnóstico cognitivo para identificar equívocos, denominado Bug-Fusion reduzido. O modelo além de ser inédito estima a probabilidade de presença de cada equívoco, penalizando a probabilidade de resposta correta em um determinado item. O estudo de simulação inicial realizado apresentou resultados promissores, com boas estimativas para o padrão de equívocos e parâmetros de itens envolvidos no modelo.

Palavras-chave

modelos de diagnóstico cognitivo, equı́vocos, Bug-Fusion reduzido.

Área

Teoria da Resposta ao Item

Autores

Vanessa Rufino Silva, Mariana Cúri