Dados do Trabalho
Título
PREVENDO O RESULTADO DA ELEIÇAO PRESIDENCIAL BRASILEIRA DE 2018 UTILIZANDO A PERFORMANCE HISTORICA DOS INSTITUTOS DE PESQUISA PARA AJUSTAR AS PREVISOES
Resumo
Existem muitos desafios para prever o resultado de uma eleição publicamente. O site Polling Data (http://www.pollingdata.com.br/) foi lançado em 2014 com esse objetivo, utilizando um modelo de agregação de pesquisas para fazer previsões. A primeira eleição acompanhada pelo site foi a presidencial brasileira de 2014.
No Sinape de 2016 foram discutidos quais dificuldades foram encontradas nessa ocasião, e como elas foram resolvidas. Porém, uma das questões mais relevantes numa eleição com pouca informação, como no caso do Brasil, é o viés metodológico de cada instituto de pesquisa. Quando existem poucos institutos publicando estimativas a nível nacional, o peso de cada instituto na previsão final do modelo é grande. Dessa forma, institutos com um viés grande para um candidato podem contribuir muito para fracasso do modelo de previsão.
Nessa apresentação discutiremos com mais detalhes como estimar o viés metodológico dos institutos, e como utilizar essa análise para melhorar as previsões do modelo de agregação do Polling Data para a eleição presidencial Brasileira de 2018. Um subproduto dessa análise é a criação de um ranking dos institutos de pesquisa brasileiros. Discutiremos aqui também a importância de publicar esse ranking.
Palavras-chave
pesquisas eleitorais, previsão, inferência bayesiana
Área
Estatística Aplicada em Ciências Sociais Aplicadas e Demografia e Estatísticas Públicas
Autores
NEALE AHMED EL-DASH