23º SINAPE - Simpósio Nacional de Probabilidade e Estatística

Dados do Trabalho


Título

PERFIL DOS EGRESSOS DO CURSO TECNICO EM ADMINISTRAÇAO INTEGRADO AO ENSINO MEDIO DO IFRS – CAMPUS CANOAS

Resumo

Resumo
Esse trabalho foi realizado como objetivo de avaliar o perfil dos egressos do curso de Administração Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Canoas. O feedback dos alunos formados no curso é importantíssimo para a Instituição, pois além de terem concluído o curso no IFRS e poderem avaliá-lo de forma mais ampla, já experimentaram empiricamente as contribuições do curso em sua vida profissional e acadêmica. Analisando essas informações, foi possível conhecer a situação dos alunos que se formaram no IFRS e identificar pontos a serem melhorados tanto na Instituição quanto no curso de Administração. Foi aplicado um questionário utilizando-se da ferramenta Google Forms para as turmas que se formaram em 2014, 2015 e 2016, em que se buscou saber qual foi a relação do egresso com o IFRS enquanto estava na Instituição, qual a sua situação atual, qual sua avaliação do curso e da Instituição e sobre a comunicação do IFRS. Os resultados encontrados demonstram um interesse unânime dos egressos pela continuidade de seus estudos, além de uma avaliação excelente do ensino, professores e do currículo básico do curso de Administração. Além disso, demonstra que a Instituição conseguiu desenvolver a maior parte das competências esperadas para o estudante egresso do curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio do IFRS – Campus Canoas.


Palavras-chave

Egressos. Ensino Médio Integrado. Avaliação

Área

Estatística Aplicada em Ciências Sociais Aplicadas e Demografia e Estatísticas Públicas

Autores

Alisson Silva Neimaier, Simone Maffini Cerezer