23º SINAPE - Simpósio Nacional de Probabilidade e Estatística

Dados do Trabalho


Título

EDH: UM PROTOTIPO DE SOFTWARE PARA AUXILIO NA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE ESTATISTICA DESCRITIVA

Resumo

A Estatística é uma ferramenta útil e por vezes necessária e essencial em trabalhos desenvolvidos por diversos profissionais tais como geógrafos, biólogos, administradores, psicólogos, etc. Normalmente, para a capacitação em estatística, a grade curricular destes cursos é composta de uma única disciplina, o que dificulta um real aprendizado dos conceitos por parte do graduando. Na Teoria de Aprendizagem de David Ausubel, um conceito chave refere-se à aprendizagem significativa que ocorre quando uma nova informação (um novo conhecimento) se relaciona de maneira não arbitrária e substantiva (não-literal) à estrutura cognitiva do aprendiz, ou seja, o conteúdo ensinado passa a ter sentido ao indivíduo. Em nosso trabalho realizado entre os anos de 2012 e 2015 foi construído um protótipo de software, escrito usando as linguagens HTML e javascript, batizado de EDH (Estatística em Doses Homeopáticas) para ensinar alguns conceitos de estatística descritiva com o intuito de propiciar a ocorrência de aprendizagem significativa dos conceitos por parte do aprendiz ao utilizar o software. O foco do EDH para transmissão de conteúdo se dá pelo uso primordial de linguagem imagética. Uma imagem que seja didaticamente eficaz é uma imagem com carga cognitiva baixa, ou seja, imagem de fácil assimilação e que por isso potencializa a aprendizagem significativa. Foram construídas diversas páginas HTML versando sobre conceitos tais como variância, desvio padrão, índice de Gini, etc, apresentados primordialmente através de imagens que a priori foram elaboradas para ter carga cognitiva baixa. Foram feitos usos em diversas ocasiões do EDH com graduandos de Geografia para avaliar o software. Como resultado geral, diversos alunos elogiaram o uso das imagens como ferramenta de transmissão de conteúdos de estatística descritiva, o que parece sinalizar que a transmissão de tais conteúdos através de imagens de carga cognitiva baixa pode proporcionar a aprendizagem significativa dos mesmos.

Palavras-chave

Aprendizagem significativa; software EDH, imagem com baixa carga cognitiva

Área

Educação Estatística

Autores

Luis Alberto Martins Palhares-Melo, Ercília Torres Steinke