Regulamento para submissão de trabalhos
As inscrições para apresentação de trabalhos no 10º CBMz & 10º EBEQ acontecerão única e exclusivamente através do site do evento (www.10cbmz.com.br). Cada autor poderá submeter até dois (02) resumos para avaliação da Comissão Científica.
PRAZOS PRORROGADOS
- Submissão: até às 16h do dia 07/06/2019
- Resultado Preliminar: dia 12/07/2019
- Prazo para correção de resumos ou pedido de revisão: dia 17/07/2019
- Resultado Final: dia 30/07/2019
NORMAS E INSTRUÇÕES PARA ENVIO DE TRABALHOS
a) Para submeter um resumo, o autor responsável precisa estar cadastrado no sistema. Para se cadastrar, acesse a página do evento (www.10cbmz.com.br), clique na opção “Inscrições – Formulário” e preencha os dados solicitados;
b) Cada inscrição permitirá o envio de dois (02) resumos. Não há limite de coautorias em resumos por participante – a limitação restringe a quantidade de trabalhos enviados por inscrição confirmada;
c) A submissão do resumo somente será homologada mediante o pagamento da taxa de inscrição. Não haverá devolução da taxa de inscrição no caso de o trabalho ser reprovado pela Comissão Científica;
d) A submissão de trabalhos é feita através de sua “Área do Congressista”. Acessando a Área do Congressista com seu login e senha, acesse o link “Trabalhos” no menu lateral de sua página;
e) Os resumos são submetidos de acordo com sua categoria de apresentação solicitada: PÔSTER ou COMUNICAÇÃO ORAL. A Comissão Científica reserva-se o direito de indicar que um trabalho submetido como Comunicação Oral seja apresentado como Pôster, de acordo com sua avaliação e disponibilidade de horários/vagas de Comunicação Oral;
f) O trabalho proposto para apresentação deve integrar uma das Áreas de Conhecimento do evento, conforme disposto abaixo:
- Anatomia e Morfologia
- Biogeografia/Macroecologia
- Biologia da Conservação
- Ecologia
- Educação Ambiental/Ensino
- Etologia/Bem-estar animal
- Evolução
- Fisiologia
- Genética
- Inventário de espécies
- Paleontologia
- Parasitologia/Epidemiologia
- Sistemática e Taxonomia
g) O resumo pode ser redigido em português ou inglês e deve conter: introdução, objetivos, material e métodos, resultados, discussão, conclusões e palavras-chave. A submissão deste resumo será em texto corrido no sistema, em caixa de diálogo única (sem subdivisões), com o máximo de 500 palavras. A inclusão de fontes financiadoras do trabalho é opcional;
h) Os resumos devem representar contribuição para o desenvolvimento científico. Serão aceitos trabalhos descritivos (por exemplo, descrição de novos métodos de captura), teóricos, inventários de fauna, experimentos e estudos in situ ou ex situ, mas não serão aceitos resumos de apresentação de projeto de pesquisa ou sem apresentação de resultados;
i) Resumos submetidos com múltiplos erros ortográficos e gramaticais, em português ou inglês, serão rejeitados e não terão direito ao pedido de revisão;
j) Os nomes dos autores e a afiliação de cada autor deverão ser preenchidos no formulário de submissão, respeitando sua ordem de autoria. Importante: o responsável pela submissão não é - obrigatoriamente - o autor principal do trabalho, seu nome deve ser preenchido na ordem correspondente na aba “Dados de autoria”. Todos os autores e sua ordem devem ser preenchidos com atenção, pois serão os dados que estarão disponíveis em todos os materiais de divulgação, aceites e certificados.
(Para garantir que o seu nome seja citado de maneira uniforme, padronize o seu nome e sobrenome em todos os resumos em que você for autor ou coautor.)
INSTRUÇÕES APÓS O RESULTADO
a) Uma vez aceito, o resumo representa um compromisso definido do(s) autor(es) em apresentar o trabalho durante o 10º CBMz & 10º EBEQ;
b) A divulgação de resultados acontece em duas etapas:
- Divulgação de resultados preliminares: divulgação dos resultados por e-mail ao autor responsável pela submissão e disponibilização de resposta na sua Área do Congressista. Neste momento, podem ser solicitadas ressubmissões com correções no resumo, com base na análise da Comissão Científica Avaliadora;
- Divulgação de resultados finais: divulgação da lista de trabalhos aprovados no site do evento (www.10cbmz.com.br).
c) O material a ser apresentado durante o congresso deve conter as informações descritas no resumo. O título, autores e dados científicos devem ser idênticos aos do resumo aprovado, apresentados de forma dinâmica e atrativa visualmente;
d) A comissão organizadora é responsável pela determinação de data e horário de apresentação dos trabalhos na Grade de Programação. Esta informação será disponibilizada na página do evento, até o dia 09/08/2019;
e) No certificado de apresentação de trabalho constará o nome de todos os autores, de acordo com os dados submetidos no sistema. Só receberão certificado de apresentação os(as) autores(as) de trabalhos que foram efetivamente apresentados durante a exposição do pôster ou da comunicação oral no 10º CBMz & 10º EBEQ;
f) Pré-evento serão disponibilizados no site todos os trabalhos aprovados, para consulta e leitura de todos os participantes. Os anais serão disponibilizados pós-evento, somente com trabalhos que foram efetivamente apresentados;
g) Todos os trabalhos apresentados como Pôster e Comunicação Oral serão avaliados por um grupo de pesquisadores selecionados pela Comissão Científica e poderão ser indicados para premiação de “Melhor Comunicação Oral – Categorias: Estudante de Graduação e Estudante de Pós-Graduação” e “Melhor Pôster – Categorias: Estudante de Graduação e Estudante de Pós-Graduação”.
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Ah, uma indicação extra :)
O Prof. Marco Mello (USP) criou um compilado com alguns conselhos no seu blog, dê uma olhadinha nos links abaixo:
# Como escrever um título ("Um bom título deve ser como uma manchete de jornal")
# Como escrever um resumo ("Resumo científico: quando menos é mais")
E aqui tem um modelinho (bem humorado :) ) pra servir de base também, com indicativos ilustrativos da estrutura do resumo!
Já estamos ansiosos pelos trabalhos de todos vocês!