X CONGRESSO BRASILEIRO DE MASTOZOOLOGIA

Dados do Trabalho


TÍTULO

PRINCIPAIS INFLUENCIAS NA PERCEPÇAO DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM RELAÇAO AOS MAMIFEROS

Resumo

<p>Os mamíferos fazem parte do cotidiano humano. Entretanto, alguns mamíferos, não fazem parte do gosto comum, sendo rejeitados por algumas pessoas. Este trabalho buscou analisar a empatia de alunos do ensino fundamental do primeiro e segundo segmento (faixa etária entre 8 a 15 anos) em relação aos mamíferos, quantificando e qualificando as respostas para compreender a principal influência causadora da rejeição ou aceitação pelos alunos pela análise qualitativa das respostas. Para este estudo, 48 alunos de três turmas de duas escolas responderam a um questionário. A metodologia se baseou em uma dinâmica no qual o mediador entregou um questionário no qual o aluno deveria marcar se gosta (afinidade), não gosta (rejeição) ou se é indiferente (apatia) a uma determinada característica morfológica de alguns mamíferos. Além da questão objetiva, o aluno deveria justificar as razões de gostar ou não das características. A cada duas características respondidas, um animal relacionado a elas era apresentado, e eles deveriam descrever o que sentiam por tais animais e justificar a resposta, contando também o grau de contato com o animal. Oito características foram analisadas: cauda natatória, nadadeiras, cauda, focinho, pelos, bigodes, asas e dentes. Essas características foram selecionadas por algumas serem generalizadas para quase toda a Classe Mammalia e outras por serem exclusivas de algumas ordens. Os representantes escolhidos pertencem às ordens: Cetacea (baleias ou golfinhos), Didelphimorphia (gambá ou cuíca), Carnívora (raposa ou jaguatirica) e Chiroptera (morcegos). Assim, 31 alunos (31,8± 3 alunos) se mostraram empáticos às oito características apresentadas. Quando questionados a respeito dos animais representantes de cada Ordem, as respostas foram positivas, afirmando afinidade em sua maioria por Cetáceos (43 alunos). Sendo a Ordem Carnívora a segunda mais apreciada, com 38 alunos afirmando empatia. Os gambás foram os mais rejeitados, seguidos pelos morcegos, com somente 21 e 14 alunos afirmando gostarem deles, respectivamente. A Ordem Chiroptera também apresentou 20,8% de apatia por parte dos alunos. As características morfológicas não são o maior fator de influência, e sim os meios virtuais de comunicação, como a televisão sendo o maior responsável. Caparros e Júnior 2016 analisaram a representação social de morcegos pela mídia, e concluíram que esta de fato influencia a concepção pública sobre tais animais. Durante a aplicação deste trabalho foi observado, por exemplo, que alguns alunos conheciam o cangambá (‎Mephitis mephitis, gambá americano), influenciados pelos personagens de desenhos animados, mas não conheciam o Didelphis aurita, o gambá brasileiro. Estudos abordando percepção de indivíduos em relação a animais impopulares têm encontrado resultados semelhantes quanto à concepção embasada em mitos, bons exemplos são: Prokop e Tunnicliff 2008 (morcegos e aranhas), Araujo et. al. 2011 (tubarões) e Knight 2008 (morcegos, aranhas e serpentes). Os mesmos estudos concluíram que o conhecimento prévio sobre esses animais é um fator relevante na formação da opinião e empatia dos alunos. A falta do conhecimento apropriado os torna suscetíveis a concepções deturpadas&nbsp; por mitos.</p>

Palavras-chave

<p>Percepção, Influência, Mamíferos, Rejeição, Alunos</p>

Financiamento

<p>Dra Elizabete Captivo Lourenço</p>

<p>&nbsp;Faperj/CAPES - E-26/202.158/2015</p>

<p>Dra Luciana de Moraes Costa</p>

Área

Educação Ambiental/Ensino

Autores

Daniel Abreu Damasceno Junior, Elizabete Captivo Lourenço, Luciana Moraes Costa