Artigos Científicos
Prorrogada data de submissão de artigos para 15/10/19
EDITAL - PARA SUBMISSÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS NO 41º CONGRESSO BRASILEIRO DE ADVOGADOS TRABALHISTAS – CONAT - dias 6 a 8 de novembro de
2019 – Belém – Pará – Brasil.
TEMA CENTRAL: VER O PESO DAS REFORMAS
1. DO CONGRESSO
A Associação Brasileira de Advogados Trabalhistas - ABRAT com o objetivo de impulsionar a realização de eventos científicos, tecnológicos e culturais, bem como, estimular a reflexão e a valorização do tema central do 41º CONAT – “Ver o peso das reformas”, com envolvimento de advogados, pesquisadores, docentes e discentes de Programas de Pós Graduação Stricto e Lato Senso de todas as regiões do BRASIL e de OUTROS PAISES, torna público o presente edital, conforme cronograma e critérios estabelecidos neste edital.
2. DAS APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS
O Congresso realizar-se-á nos dias 6 a 8 de novembro de 2019 – Belém – Pará – Brasil, sendo o dia 08 destinado a apresentação dos artigos científicos pré-selecionados pelas Comissões julgadoras. Trata-se de evento público, aberto à participação de toda a comunidade acadêmica, profissional e participantes inscritos no 41º CONAT.
3. DOS ARTIGOS E DA CONDIÇÃO DE PARTICIPAÇÃO
3.1 Os artigos deverão ser inéditos e deverão contribuir de modo relevante para o meio científico e acadêmico, permitindo uma reflexão crítica sobre a temática do 41º CONAT, bem como deverão possuir pertinência com o tema central principal do Grupo de Trabalho (GT) escolhido.
3.2 Os trabalhos deverão ter por objetivo divulgar resultados de pesquisas teóricas e/ou teórico-empíricas, concluídas ou em andamento (resultados parciais) no âmbito de cursos de pós-graduação stricto sensu, comprovando-se essa condição,bem como teses jurídicas produzidas por advogados (as), regularmente inscritos (as), no Brasil ou em outros países. Os autores e co- autores deverão comprovar suas inscrições no Congresso.
3.3 Os artigos deverão ser enviados em formato PDF, em língua portuguesa, seguindo as regras da ABNT e os seguintes quesitos:
- Página de rosto (capa) conforme Anexo I;
- Possuir no mínimo 10 e no máximo 15 laudas em folha A4, posição vertical;
- Fonte “Times New Roman”, tamanho 12, alinhamento justificado; sem separação de sílabas; entrelinhas com espaçamento 1,5; parágrafo de 1,5 cm; margem - superior e esquerda: 3 cm, inferior e direita: 2 cm;
- Título negrito e centralizado (em português e inglês);
- Identificação do(s) autor(es) (no máximo 2 autores) ao lado direito da página – logo abaixo do título – e perfil biográfico em nota de rodapé, com informações relevantes de no máximo 4 linhas (grau e instituição que representa);
- Resumo com, no máximo, 100 (cem) palavras (em português e inglês);
- O total de 3 palavras-chave separadas por vírgula (em português e inglês);
- As citações e as referências, de igual modo, devem obedecer às regras da ABNT. O sistema de chamada das referências das citações diretas ou indiretas pode ser autor-data (com a utilização das notas de rodapé somente explicativas) ou o sistema numérico.
4. DA SUBMISSÃO
4.1 Os artigos deverão ser encaminhados por meio do endereço eletrônico para o e-mail da Coordenação Geral dos Grupos de Trabalho, a saber:
Professora Doutora Benizete Ramos (benizete@gmail.com)
Professora Doutora Valena Jacob Chaves Mesquita (valena_jacob@yahoo.com.br) até a data limite de 15 de outubro de 2019.
4.2 O título do e-mail deverá estar indicado o número correspondente ao GT (1, 2 ou 3), bem como, o primeiro e último nome do autor (e do coautor, se houver, separados por vírgula). Exemplo: GT (2) Pedro Coimbra, Felipa Nunes.
4.3 O corpo do e-mail deverá conter o título do artigo científico, devendo o mesmo ser anexado de acordo com os critérios descritos no tópico “3.2” do presente edital.
4.4 Como os GT´s ocorrerão simultaneamente, não será possível a submissão de artigo científico em mais de um GT ou mais de um trabalho no mesmo GT.
5. DA COMISSÃO DE AVALIAÇÃO
5.1 Todos os artigos submetidos serão avaliados por professores coordenadores dos respectivos GT´s e pela Coordenação Geral, que poderão selecionar para apresentação até 15 (quinze) melhores artigos em cada GT, totalizando o máximo de 45 (quarenta e cinco) artigos científicos.
5.2 Serão adotados os seguintes parâmetros para julgamento: adequação às regras de submissão referidas nos itens “1” e “3”; clareza; originalidade; pertinência e relevância temáticas; contribuição científica.
5.3 Os resultados serão divulgados no site do CONAT e enviados por e-mail até o dia 25 outubro de 2019.
5.4 Dos temas dos Grupos de Trabalho:
GT (1): O CONTROLE DE CONVENCIONALIDADE E CONSTITUCIONALIDADE FRENTE A REFORMA TRABALHISTA.
Refletir sobre: temas relacionados às normativas internacionais pertinentes e o respectivo controle de convencionalidade. Alterações contrárias aos avanços e os retrocessos dos sistemas de justiça; desafios e perspectivas para a construção/concretização dos Direitos sociais e humanos.
GT (2): A INVASÃO DA INTELIGENCIA ARTIFICIAL NO MERCADO DE TRABALHO DO ADVOGADO.
Refletir sobre: temas que se relacionem como as novas formas de tecnologia como serviços oferecidos no mercado de trabalho do advogado; inteligência artificial e superficialidade dos serviços; banalização dos valores para serviços como audiência; papel da OAB e de grupos e instituições organizados na fiscalização e reestruturação.
6. DAS APRESENTAÇÕES
6.1 Todos o(s) autor(es) deverão estar devidamente inscritos no Evento “41º CONAT” para realizar a apresentação de seus artigos científicos;
6.2 Em caso de mais de um autor, será suficiente a presença de apenas um deles no momento da apresentação, porém todos deverão estar inscritos no evento, sob pena do trabalho ser desclassificado;
6.3 Duração das Apresentações dos GT´s: 3 horas (das 9:00 às 12:00) do 08 de novembro de 2019.
6.4 Caso os autores necessitem utilizar recursos audiovisuais na apresentação será de sua inteira responsabilidade;
6.5 Cada GT contará com um coordenador e um debatedor;
6.6 Os apresentadores terão de 10 a 15 minutos para fazer a apresentação dos trabalhos aprovados de acordo com a ordem determinada pelos respectivos coordenadores dos GT´s;
6.7 Com a submissão do artigo, o(s) autor(es) declara(m) tacitamente a responsabilidade e a transferência de direitos autorais;
6.8 Os autores deverão enviar até o dia 1º de dezembro de 2019, o artigo com as alterações e correções propostas pela Comissão Avaliadora para eventual publicação em Anais ou livro coletivo, a critério discricionário da Comissão Organizadora.
7. COORDENAÇÃO CIENTÍFICA DO EVENTO:
7.1 Coordenação geral: Profa. Dra. Benizete Ramos de Medeiros (RJ) e Profa. Dra. Valena Jacob Mesquita (PA)
7.2 Comissão Científica do Evento: (Coordenadores e Debatedores dos GT´S) GT.1. Coordenadora: Profª. Dra Eliana Maria de Souza Franco Teixeira (PA)
Debatedora: Profª Drª. Silvia Tavares (PA)
GT.2. Coordenadora: Profª. Dra. Karla Patrícia Souza (MT)
Debatedor: Prof. Dr. Otávio Pinto e Silva (SP)
7.3. À critério da organização, havendo real necessidade, os coordenadores e debatedores dos GT’s, poderão ser substituído.
8. DISPOSIÇÕES FINAIS
8.1 Fica reservado a ABRAT o direito de publicação e divulgação, total ou parcial, dos trabalhos inscritos; seja no site, em anais, revistas ou capítulo de livros.
8.2 Ao inscrever-se, o autor aceita, explicitamente, o presente Regulamento, assim como reconhece a soberania da Comissão Julgadora;
8.3 Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva do(s) autores(s), sendo vedada a participação de integrantes das Comissões Científicas.
8.4 Das decisões da Comissão Julgadora não caberá recurso;
8.5 O não cumprimento de quaisquer das regras deste Regulamento ocasionará a eliminação do artigo;
8.6 Os autores que tiverem seus trabalhos aprovados no evento deverão custear com recursos próprios, ou de outras fontes, a participação no 41º CONAT.
8.7. Somente o autor que apresentou o seu respectivo artigo e assinou a lista de presença, terá seu certificado de apresentação disponibilizado.
8.8 Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Julgadora.
Belém, PA, 10 de julho de 2019.
Benizete Ramos de Medeiros Valena Jacob Chaves Mesquita
Coordenação Geral Coordenação geral
Universidade Federal do Pará - UFPA