Submissão de trabalhos
Submissões encerradas*!
*Estamos cientes da tragédia que assola o Rio Grande do Sul neste momento difícil. Em solidariedade às pessoas afetadas, estendemos excepcionalmente o prazo de envio de trabalhos por mais um mês para os participantes do RS até 10/06/2024.
Se você foi impactado por essa situação e precisa de mais tempo para concluir seu trabalho, por favor, entre em contato conosco pelo e-mail adm@criandoelo.com.br. Envie seu resumo e justifique o motivo pelo qual precisa do tempo extra para finalizar a submissão.
Regulamento para submissão de trabalhos 12º CBMz
As inscrições para apresentação de trabalhos no 12º CBMz acontecerão única e exclusivamente através do site do evento. Cada autor poderá ser responsável pela submissão de até dois (02) resumos para avaliação da Comissão Científica, podendo ser como apresentação e/ou pôster.
Prazos:
- Submissão: 01/03/2024 até 17/05/2024 (prazo prorrogado)
- Resultado preliminar (direto ao autor na área do congressista): 10/06/2024
- Prazo para submissão de resumo corrigido (área do congressista): 15/06/2024
- Resultado da análise de resumos e divulgação de trabalhos aprovados, com forma de apresentação: 25/06/2024
Normas e instruções para envio de trabalhos:
a) Para submeter um resumo, o autor responsável precisa estar cadastrado no sistema. Para se cadastrar, acesse a página do evento, clique na opção - Inscrições – Formulários - e preencha os dados solicitados;
b) Cada inscrição permitirá o envio de dois (02) resumos, em qualquer forma de apresentação (comunicação oral ou pôster). Não há limite de coautorias em resumos por participante - a limitação restringe a quantidade de trabalhos enviados por inscrição confirmada;
c) A submissão do resumo pode ser feita mesmo sem inscrição confirmada, todavia esta deve estar devidamente quitada até o dia 24/06/2024, antes da divulgação pública do resultado final de avaliação, respeitando o lote de inscrição vigente. Não haverá devolução da taxa de inscrição no caso de o trabalho ser reprovado pela Comissão Científica;
d) A submissão de trabalhos é feita através de sua Área do Congressista. Acessando a Área do Congressista com seu login e senha, acesse o link - Trabalhos - no menu lateral de sua página;
e) Os resumos são submetidos de acordo com sua categoria de apresentação solicitada: PÔSTER ou COMUNICAÇÃO ORAL. A Comissão Científica reserva-se o direito de indicar que um trabalho submetido como Comunicação Oral seja apresentado como Pôster, de acordo com sua avaliação e disponibilidade de horários/vagas de Comunicação Oral;
f) O trabalho proposto para apresentação deve integrar uma das áreas de conhecimento do evento, conforme disposto abaixo:
- Anatomia e Morfologia
- Biogeografia/Macroecologia
- Conservação
- Divulgação Científica
- Ecologia
- Educação Ambiental
- Ensino de Ciências
- Etologia/Bem-estar animal
- Etnozoologia
- Evolução
- Fisiologia
- Genética
- História da Ciência
- Inventário de espécies
- Medicina da conservação
- Outros
- Paleontologia
- Parasitologia/Epidemiologia
- Sistemática e Taxonomia
g) O resumo pode ser redigido em português ou inglês e deve conter: introdução, objetivos, material e métodos, resultados, discussão, conclusões e palavras-chave. A submissão deste resumo será em texto corrido no sistema, em caixa de diálogo única (sem subdivisões), com o máximo de 500 palavras. A inclusão de fontes financiadoras do trabalho é opcional;
h) Os resumos devem representar contribuição para o desenvolvimento científico. Serão aceitos trabalhos descritivos (por exemplo, descrição de novos métodos de captura), teóricos, inventários de fauna, experimentos e estudos in situ ou ex situ, mas não serão aceitos resumos que descrevam apenas plano de projeto de pesquisa.
i) Resumos submetidos com múltiplos erros ortográficos e gramaticais, em português ou inglês, serão rejeitados;
j) Após a submissão, não será permitido edição de trabalho - somente na ressubmissão, se solicitado pelo avaliador;
l) Os nomes dos autores e a afiliação de cada autor deverão ser preenchidos no formulário de submissão, respeitando sua ordem de autoria. Não serão aceitas inclusões de autores após o resumo avaliado. Importante: o responsável pela submissão não é - obrigatoriamente - o autor principal do trabalho, seu nome deve ser preenchido na ordem correspondente na aba - Dados de autoria -. Todos os autores e sua ordem devem ser preenchidos com atenção, pois serão os dados que estarão disponíveis em todos os materiais de divulgação, aceites e certificados.
(Para garantir que o seu nome seja citado de maneira uniforme, padronize o seu nome e sobrenome em todos os resumos em que você for autor ou coautor.)
Instruções após o resultado
a) Uma vez aceito, o resumo representa um compromisso definido do(s) autor(es) em apresentar o trabalho durante o 12º CBMz
b) A divulgação de resultados acontece em duas etapas: (1) Divulgação de resultados preliminares: divulgação dos resultados por e-mail ao autor responsável pela submissão e disponibilização de resposta na sua Área do Congressista. Neste momento, podem ser solicitadas ressubmissões com correções no resumo, com base na análise da Comissão Científica Avaliadora; e (2) Divulgação de resultados finais: divulgação da lista de trabalhos aprovados no site do evento, com forma de apresentação definida para cada trabalho submetido.
c) O material a ser apresentado durante o congresso deve conter as informações descritas no resumo. O título, autores e dados científicos devem ser idênticos aos do resumo aprovado, apresentados de forma dinâmica e atrativa visualmente;
d) A comissão organizadora é responsável pela determinação de data e horário de apresentação dos trabalhos na Grade de Programação. Esta informação será disponibilizada na página do evento, até o dia 15/08/2022.
e) No certificado de apresentação de trabalho constará o nome de todos os autores, de acordo com os dados submetidos no sistema. Só receberão certificado de apresentação os(as) autores(as) de trabalhos que foram efetivamente apresentados durante a exposição do pôster ou da comunicação oral no 12º CBMz.
f) Pré-evento serão disponibilizados no site todos os trabalhos aprovados, para consulta e leitura de todos os participantes. Os anais serão disponibilizados pós-evento, somente com trabalhos que foram efetivamente apresentados;
g) Todos os trabalhos de alunos inscritos na graduação e pós-graduação apresentados como Pôster e Comunicação Oral serão avaliados por um grupo de pesquisadores selecionados pela Comissão Científica e poderão ser indicados para premiação de Melhor Comunicação Oral - Categorias: Estudante de Graduação e Estudante de Pós-Graduação e Melhor Pôster - Categorias: Estudante de Graduação e Estudante de Pós-Graduação.