Dados do Trabalho
Título
ESTUDO COMPARATIVO DO VIROMA DE TRES GRUPOS DE LEONTOPITHECUS CHRYSOMELAS (KUHL, 1820) DO SUL DA BAHIA (CALLITRICHIDAE: PRIMATES)
Resumo
O mico-leão-da-cara-dourada (Leonthopithecus chrysomelas) possui ocorrência natural da região sul da Bahia até nordeste de Minas, encontrando-se atualmente também no estado do Rio de Janeiro como espécie invasora. Incluídos na Lista Oficial de Espécies da Fauna Brasileira ameaçada de extinção como Em Perigo, estes primatas sofrem com o avanço do desmatamento e a degradação da Mata Atlântica, resultando na redução drástica do seu tamanho populacional. Através da técnica de sequenciamento de nova geração (NGS), o objetivo deste trabalho foi descrever e comparar pela primeira vez os viromas de L. chrysomelas usando amostras nãoinvasivas (fezes) oriundas de três populações do sul da Bahia nas localidades Almada (n=6), Bom Fim (n=7) e Santa Rita (n=8). Os três pools de amostras foram sequenciados na plataforma MiSeq Illumina® e as reads foram submetidas a uma pipeline desenvolvida in-house para filtrar as sequências (por qualidade, tamanho e retirada das sequências do hospedeiro) e para identificação da diversidade viral por meio da busca por similaridade (usando BLAST). Obtivemos um aproveitamento de 43,1% após os filtros para Almada (com reads pertencentes à seis taxa virais), 41,2% para Bom Fim (dois taxa) e 44,6% para Santa Rita (três taxa). A maioria dos vírus encontrados pertencem ao grupo dos bacteriófagos. De forma interessante, os mesmos taxa virais encontrados em Bom Fim também estão representados no pool de Almada (localidade com maior diversidade viral observada). Além disso, foram encontradas prováveis novas cepas de Papilomavírus (PV) nas populações de Almada e Santa Rita. Análises mais robustas sobre caracterização viral, relação vírus-hospedeiro e prevalência estão em andamento. Sendo assim, o estudo do viroma através da técnica de NGS e associado ao uso de amostras não-invasivas, principalmente para populações ameaçadas e sob forte pressão predatória, pode ser uma ferramenta promissora no auxílio ao desenvolvimento de políticas para a conservação e manejo destas espécies.
Financiamento
FAPERJ, CAPES e CNPq
Palavras-chave
NGS; Mico-leão-da-cara-dourada; Conservação
Área
Área 5 - Genética
Autores
Matheus Augusto Calvano Cosentino, Mirela D’arc Ferreira da Costa, Leonardo Oliveira, Marcelo Alves Soares, André Felipe Andrade dos Santos