Dados do Trabalho


Título

IMPACTOS POTENCIAIS DE MUDANÇAS CLIMATICAS NO PADRAO DE ATIVIDADES E NO USO DO ESPAÇO DO CRITICAMENTE AMEAÇADO SAPAJUS FLAVIUS (PRIMATA: CEBIDAE)

Resumo

As mudanças climáticas e as perturbações antrópicas são as questões mais desafiadoras da atualidade enfrentadas pela sociedade. Estas mudanças afetam aspectos ecológicos e comportamentais dos animais. É importante entender se as mudanças comportamentais e ecológicas relacionadas às mudanças climáticas estão acontecendo mais rápido ou ao mesmo passo que os processos evolutivos naturais. Assim, almejamos compreender como o macaco-prego-galego (Sapajus flavius) ajusta seu orçamento comportamental e o uso do ambiente em função do aumento da temperatura previsto pelo Intergovernamental Painel on Climate Change (IPCC) para 2100. Os dados foram coletados em um fragmento de Mata Atlântica na Paraíba, Brasil, durante expedições mensais entre agosto de 2017 e agosto de 2018. Usamos o método de observação de varredura instantânea para a coleta dos dados comportamentais e de uso do espaço atual dos animais. Em seguida, realizamos uma Modelagem de Equação Estrutural (MEE) para estimar as relações entre essas variáveis e a temperatura e pluviosidade. No período mais quente do dia, os animais usaram os estratos mais baixos da floresta e diminuíram a frequência relativa de alimentação e locomoção, mas aumentaram a socialização e o descanso. Nossa MEE sugere que o aumento de temperatura em um grau no futuro resultaria em um maior uso do chão e de socialização em 3,40 e 1,10 vezes, respectivamente. Por outro lado, ocorreria uma diminuição na alimentação em 1,5 vezes. Apesar de ser uma espécie que usa todos os estratos florestais, o aumento do uso do chão no futuro pode resultar em eventos de predação para esses animais em função da presença de cães de caça em fragmentos desprotegidos. Além disso, uma diminuição na alimentação pode resultar em deficiências nutricionais para os animais. As mudanças climáticas juntamente com as pressões de caça e destruição do hábitat representarão uma forte ameaça para o macaco-prego-galego na Mata Atlântica.


Financiamento

Agradecemos a FACEPE (IBPG-1236-2.05/16), Rufford Small Grant Foundation (26990-2) e CAPES (através do PROEX-PPGBA-UFPE)

Palavras-chave

Primata ameaçado; Modelagem de equação estrutural; Conservação

Área

Área 1 - Ecologia

Autores

Robério Freire Filho, Bruna Teixeira, Bruna Bezerra