Dados do Trabalho


Título

DESENVOLVIMENTO SOCIAL DE INFANTES DE MACACOS-PREGO-DO-PEITO-AMARELO (SAPAJUS XANTHOSTERNOS)

Resumo

Relações sociais resultam de consecutivas interações entre os mesmos indivíduos de um grupo e constituem os pilares da estrutura social em animais. Estudos de desenvolvimento social de infantes, que são os processos de mudanças de suas características sociais, podem contribuir para ampliar o conhecimento sobre fatores que afetam a estrutura social de animais. A SNA (Social Network Analysis) é uma importante ferramenta para analisar as relações sociais. Neste trabalho, através de redes egocêntricas, analisamos associações espaciais estabelecidas ao longo dos três primeiros meses de vida de oito infantes selvagens de macacos-prego-do-peito-amarelo. Coletamos dados a partir da transcrição de vídeos dos animais filmados em campo pelo método animal focal. Na transcrição, registramos, a cada 15 segundos, indivíduos que estavam a até um metro do focal. A partir desses dados, construímos matrizes de associação espacial e redes sociais. Comparamos grau, densidade e a modularidade das redes e a força dos nós ao longo dos três meses. Houve queda nos valores médios de grau (mês 1 = 8,12; mês 2 = 7,85 e mês 3 = 6,59), do segundo para o terceiro mês, aumento da densidade (mês 2 = 0,47 e mês 3 = 0,61) e, queda da força (mês 2 = 1,84 e mês 3 = 1,38). A atração do grupo pelo recém-nascido é alta, mas tende a reduzir, o que é representado pela queda do grau. A proximidade do filhote com a mãe diminui à medida que ele se desenvolve, então a força também diminui. No entanto, suas relações com os demais vão se estabelecendo e a densidade aumenta. Apesar das redes serem egocêntricas, as famílias foram bem representadas, do total de 7 famílias no grupo, em média 4 delas aparecem nas redes. Nossos resultados mostram que macacos-prego já se engajam numa forte dinâmica social desde o início de seu desenvolvimento.


Financiamento

FAPESP 14/13237-1/CAPES


Palavras-chave

ontogênese, redes sociais, Mata Atlântica


Área

Área 2 - Comportamento

Autores

Emily Faverin, PATRICIA IZAR