Dados do Trabalho


Título

ESPAÇO PRIMATAS: EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA CONSERVAÇÃO DE ESPECIES ENDÊMICAS E AMEAÇADAS DA AMAZÔNIA

Resumo

A expansão urbana da cidade de Manaus levou, dentre outras consequências, a destruição de ambientes naturais, e muitos animais presentes nestas áreas estão perdendo o seu hábitat. Este trabalho teve o intuito de sensibilizar a comunidade escolar e promover o acesso a informação sobre a diversidade primatológica da nossa região, utilizando os primatas como bandeiras conservacionistas. Foram realizadas atividades nas escolas públicas de Manaus e região metropolitana, de forma itinerante, em turmas do Ensino Fundamental e Médio entre agosto de 2018 e julho de 2019. Dentre as atividades constaram jogos didáticos, pinturas, vídeos e palestras educativas distribuídas em doze ambientes que funcionaram simultaneamente. Após cada atividade foram aplicados formulários contendo três questões (duas abertas e uma fechada) para verificação da aprendizagem e da eficiência das ações. Foram realizadas nove ações de Educação Ambiental, tendo a participação de 1028 alunos, 153 do Ensino Médio e 875 do Ensino Fundamental. 79,77% do total de alunos participantes consideraram as ações ótimas, 16,23% consideraram boas, os conceitos “regular e ruim” obtiveram 2,8% e 1,2%, respectivamente. Os alunos foram perguntados sobre o que haviam aprendido nas atividades e 48% responderam a respeito da conservação de primatas, 19% sobre os riscos da extinção, 12% sobre a vida do sauim-de-coleira e 21% não respondeu ou colocou respostas muito específicas. Os estudantes foram convidados a deixar uma mensagem de apoio ao sauim-de-coleira, por ser um primata endêmico e ameaçado da região, 31% construíram frases voltadas para salvar o sauim da extinção, 12% colocaram frases de ajuda, 8% escreveram frases com pedidos de perdão e 41% não responderam. Por fim, as ações realizadas se mostraram importantes instrumentos de conservação, visto que trouxeram dinamismo e atratividade ao ensino, através de atividades lúdicas, possibilitando uma maior sensibilização do público diante da problemática ambiental.


Financiamento

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS


Palavras-chave

Preservação; Sauim-de-coleira; Escolas Públicas;


Área

Área 8 - Outros

Autores

EULERSON XAVIER DE OLIVEIRA, BRUNNA CRISTINA VIEIRA TAVARES, MARCILENE SILVA E SILVA, DANIELLA FREITAS DE LIMA, MATEUS VITOR SALAZAR FRANCO, LUCIANE LOPES DE SOUZA, CASSIO GABRIEL DE SOUZA ALBUQUERQUE, LORENA SARMENTO DOS SANTOS, VICTOR ALMEIDA DE PAULA, BRUNO BARRONCAS DE MORAES