Dados do Trabalho


Título do Simpósio

Manejo, saúde e conservação do sagui-da-serra-escuro, Callithrix aurita.

Resumo Geral do Simpósio

Em 2018, Callithrix aurita foi enquadrado como um dos 25 primatas mais ameaçados do mundo. Nos últimos 15 anos, diversos passos foram dados para a implantação de um programa de conservação da espécie. Neste simpósio, apresentaremos as ações realizadas e os resultados alcançados, além das novas pesquisas a serem executadas. Também serão apresentadas ações direcionadas no envolvimento de municípios do Estado do Rio de Janeiro com o programa, além de particularidades, avanços, dificuldades e resultados obtidos como um modelo que pode ser seguido por outros municípios e programas de conservação.


Nome do Coordenador e Participante 1 / Título da fala 1 / Resumo 1

Daniel Gomes Pereira.



Histórico recente das pesquisas com C. aurita e perspectivas sobre o estado da arte da espécie.



A espécie C. aurita tem sido mais estudada nos últimos 15 anos no Estado do Rio de Janeiro, notadamente nas regiões serrana e noroeste. Com o desenvolvimento das pesquisas, conhecimento das principais ameaças e a adesão de novos atores no planejamento da conservação da espécie, é possível ter esperança sobre a manutenção e/ou melhoria das condições ambientais para a preservação de C. aurita.


Nome do Participante 2 / Título da fala 2 / Resumo 2

Alessandro Antunes.



Mobilização social e conservação da natureza.



Ao encarar o desafio da educação ambiental como uma questão de logística, optou-se em Nova Friburgo por mobilizar não só escolas e poder público, mas também sociedade organizada e indivíduos comprometidos - isso resultou na “Lei do aurita”. Essa mobilização também está sendo feita em Petrópolis.


Nome do Participante 3 / Título da fala 3 / Resumo 3

Maria Inês Tederiche Micichelli.



A criação de Unidades de Conservação municipais e as ocorrências de C. aurita no Noroeste do RJ.



Nos últimos anos, foi possível a criação e implementação de novas Unidades de Conservação em diferentes municípios da região noroeste do Estado do Rio de Janeiro. Em várias dessas UCs, a presença de C. aurita (confirmada ou presumida) colaborou no processo de criação dessas áreas protegidas, por se tratar de uma espécie ameaçada de extinção.


Nome do Participante 4 / Título da fala 4 / Resumo 4

Rodrigo Salles de Carvalho.



Engajamento social na Região Serrana através do Programa de Conservação dos Saguis-da-Serra (PCSS).



As ações direcionadas ao envolvimento social de Nova Friburgo e Petrópolis tiveram uma similaridade que pode ser usada como modelo para outros projetos de conservação. O trabalho mostra nossa abordagem inicial com a população local somada necessariamente ao recrutamento de um vereador comprometido com a conservação da natureza como ator indispensável para o sucesso e a continuidade do processo.


Nome do Participante 5 / Título da fala 5 / Resumo 5

Silmar Fortes.



Ações multissetoriais em saúde e educação.



A ação multissetorial é crucial para que se instale e propague a educação ambiental. As secretarias de Saúde e Educação têm papel fundamental no engajamento da população local na preservação de C. aurita e demais espécies ameaçadas, por isso a importância desse trabalho, iniciado nas populações rurais, para criar a cultura da conservação desta espécie e a preservação do meio ambiente como um todo.


Nome do Participante 6 / Título da fala 6 / Resumo 6

Sônia Pena.



Como atuar para envolver as escolas locais no PCSS e no que isso implica.



O trabalho de envolver as escolas em um projeto de conservação é extremamente complexo e depende de tempo, esforço e conhecimento específico, mesmo que sejam diretrizes vindas da esfera federal como o PAN/PPMA. Mostraremos os passos dados e como fizemos o longo trabalho de aproximação e integração de escolas no programa de conservação dos saguis-da-serra


Área

Área 3 - Manejo e Conservação

Autores

Daniel Gomes Pereira, Alessandro Antunes, Maria Inês Tederiche Micichelli, Rodrigo Salles de Carvalho, Silmar Fortes, Sônia Pena