Dados do Trabalho
Título do Simpósio
Comunicação Científica e Primatologia
Resumo Geral do Simpósio
<p>Cada vez mais a comunidade científica, em especial aqueles envolvidos em iniciativas de conservação, sentem a necessidade de criar maneiras de comunicar ciência para a sociedade. As novas gerações entram em contato desde a primeira infância com tecnologias e meios de comunicações que mudam rapidamente, antes mesmo que se tornem familiares à maior parte das pessoas. Como levar iniciativas de conservação de espécies ameaçadas de primatas e outros grupos a uma sociedade conectada no mundo virtual? Este simpósio trás algumas reflexões e estudos de caso de iniciativas que tentam vencer esse desafio em diversos cenários e escalas no Brasil.</p>
Nome do Coordenador e Participante 1 / Título da fala 1 / Resumo 1
<p>Fernando Lima</p>
<p>Comunicação Científica sem firula</p>
<p>Quando falamos de comunicação científica estamos comunicando para quem? Com a sociedade ou com nossos pares? O que estamos comunicando parece estar direcionado para este último. Usamos uma linguagem formal, com abordagens enfadonhas. No outro extremo a pseudo-ciência com apelos rasos e recheados de clichês. Nesta fala trago o estudo de caso do podcast “DesAbraçando Árvores” criado na tentativa de alcançar outros atores da sociedade fora da academia.</p>
Nome do Participante 2 / Título da fala 2 / Resumo 2
<p>Hugo Fernandes-Ferreira</p>
<p>Levando Ciência para milhões de primatas</p>
<p>Como aproximar a Primatologia do grande público? Como sensibilizá-lo? Qual o papel do acadêmico nesse cenário? O Ciente é o Núcleo de Divulgação Científica da UECE, que atinge milhões de pessoas no Brasil e vai mostrar como o velho mundo da TV e do rádio e o novo mundo da Internet são fundamentais para a divulgação científica, para inspirar novos profissionais e alavancar projetos de Conservação.</p>
Nome do Participante 3 / Título da fala 3 / Resumo 3
<p>Robério Freire Filho</p>
<p>Divulgação científica pode salvar uma espécie ameaçada, Guariba-da-Caatinga (Alouatta ululata).</p>
<p>O trabalho consiste em divulgar nas comunidades locais do centro-norte do Piauí a importância ecológica da Guariba-da- Caatinga e chamar atenção para o grau de ameaça da espécie. Para tal, realizamos oficinas interativas nas escolas públicas dos três municípios. Estas oficinas foram personalizada com base no público alvo, considerando o grau de contato dessas comunidades com o meio ambiente.</p>
<p> </p>
Nome do Participante 4 / Título da fala 4 / Resumo 4
<p>Carla Soraia Soares de Castro</p>
<p>Cartaz ‘A viagem da Guariba’: Instrumento de divulgação científica e de sensibilização</p>
<p>‘A Viagem da Guariba’, cartaz para divulgação impressa e virtual, apresenta, numa linguagem coloquial, o processo de dispersão de Alouatta belzebul identificado por pesquisadores. Se propõe também a sensibilizar a comunidade a não retirar os indivíduos do local, impedindo a sua dispersão para outros fragmentos. O cartaz é instrumento de divulgação científica e de sensibilização do PAN PRINE.</p>
Nome do Participante 5 / Título da fala 5 / Resumo 5
<p>Diogo Lagroteria</p>
<p>Como mudar a relação entre uma metrópole e sua espécie símbolo antes que seja tarde demais?</p>
<p>O sauim-de-coleira é uma espécie criticamente ameaçada de extinção. Porém, grande parte dos moradores de Manaus desconhece completamente a espécie e as ameaças à sua sobrevivência. Apresentaremos uma série de ações não formais de educação ambiental e métodos alternativos de comunicação que estão sendo utilizados para mudar esse cenário, sempre de acordo com os diferentes públicos que pretendemos sensibilizar.</p>
Nome do Participante 6 / Título da fala 6 / Resumo 6
<p>Karolina Medeiros</p>
<p>Projeto Galego: conhecer para proteger</p>
<p>Aqui exploramos a importância de criar uma interface entre pesquisa, conservação e sociedade para promover a preservação da natureza. No Projeto Galego, trabalhamos numa escala local tendo o macaco-prego-galego (Sapajus flavius), usando a estratégia de difundir informações sobre o macaco-galego e sua relação com o ambiente entre alunos, professores do ensino fundamental e tomadores de decisões locais.</p>
Área
Área 8 - Outros
Autores
Fernando Lima, Hugo Fernandes-Ferreira, Robério Freire Filho, Carla Soraia Castro, Diogo Lagroteria, Karolina Medeiros