Dados do Trabalho
Título da Mesa Redonda
PARA ALÉM DOS ARTIGOS CIENTÍFICOS: O PAPEL DAS REDES SOCIAIS NA COMUNICAÇÃO E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
Resumo Geral da Mesa Redonda
Comunicação científica (CC) é essencial para compartilhar o conhecimento em diversas áreas da ciência. Em 20 anos a CC mudou consideravelmente. O recente surgimento e diversificação das redes sociais tem proporcionado uma ferramenta efetiva na divulgação científica, levando conhecimento gratuito a uma ampla audiência que dificilmente é atingida pelas formas tradicionais de publicação científica. Demonstramos aqui os sucessos, desafios e as estratégias adotadas por diversos projetos de pesquisa para conectar o público à importância da conservação dos primatas, através das redes sociais.
Nome do Coordenador e Participante 1 / Título da fala 1 / Resumo 1
Nome: Daniel da Silva Ferraz
Título: #AbraceOsMuriquis: A ATUAÇÃO DO PÚBLICO NA POPULARIZAÇÃO E CONSERVAÇÃO DOS MURIQUIS
Resumo: Apresentamos as experiências do Projeto Muriquis do Caparaó nas diferentes plataformas de redes sociais. Demonstramos a importância da divulgação científica nos diferentes canais de mídia para a popularização e conservação dos muriquis, e apresentamos os resultados da iniciativa da campanha de fundo coletivo “Abrace o muriqui! Ajude a muriqui Bonita” para translocação de uma fêmea muriqui isolada.
Nome do Participante 2 / Título da fala 2 / Resumo 2
Nome: Tainara Venturini Sobroza
Título: SAUINS EM “TOUCH SCREEN”: DIVULGAÇÃO CIENTIFICA E CONSERVAÇÃO NAS REDES SOCIAIS
Resumo: Uma das principais dificuldades em se trabalhar com conservação é sensibilizar as pessoas sobre sua importância. As redes sociais têm se mostrado importantes facilitadoras da comunicação entre diferentes segmentos da sociedade. Aqui mostramos o retorno que diferentes páginas virtuais direcionadas ao sauim-de-coleira tem tido nos últimos anos e suas possíveis implicações.
Nome do Participante 3 / Título da fala 3 / Resumo 3
Nome: Luis Paulo Ferraz
Título: NOVOS DESAFIOS DE COMUNICAÇÃO NO PROGRAMA DE CONSERVAÇÃO DO MICO-LEÃO-DOURADO
Resumo: No esforço para salvar o Mico-Leão-Dourado, diversas ferramentas de comunicação têm sido aplicadas. As mídias sociais deram ganho de escala ao engajamento público. A campanha “Passagens de fauna na rodovia BR-101”, por exemplo, trouxe excelentes resultados. Esta apresentação discute impactos e desafios das novas formas de comunicação a partir da experiência da Associação Mico-Leão-Dourado.
Nome do Participante 4 / Título da fala 4 / Resumo 4
Nome: Júlio César Bicca-Marques
Título: DESAFIOS E LIÇÕES DA CAMPANHA “PROTEJA SEU ANJO DA GUARDA”
Resumo: Apresentarei as estratégias utilizadas para informar a grande mídia e a população leiga sobre o papel dos macacos no ciclo da febre amarela silvestre. Enfocarei no uso das mídias sociais, especialmente a página da campanha “Proteja seu Anjo da Guarda” no Facebook e o canal “Celebridades contra a febre amarela” no YouTube, e discutirei os desafios, sucessos e fracassos da campanha.
Área
Área 8 - Outros
Autores
Daniel Silva Ferraz, Tainara Venturini Sobroza, Luis Paulo Ferraz, Júlio César Bicca-Marques