Dados do Trabalho


Título da Mesa Redonda

Primatólogo se nasce ou se faz? Caminhos para a formação de primatólogos no Brasil

Resumo Geral da Mesa Redonda

<p>Na década 2009-2019, foram realizadas seis edições do Curso Brasileiro de Primatologia (CBPrim), bem como outras iniciativas no âmbito acadêmico ou fora dele. Esta mesa redonda pretende discutir o trabalho dessa década, articulado a outras opções para a capacitação de primatólogos e o destino desses jovens pesquisadores. Podemos dizer que “formamos” primatólogos?</p>

Nome do Coordenador e Participante 1 / Título da fala 1 / Resumo 1

<p>Nome do Coordenador e Participante 1: Romari Alejandra Martinez Montano</p>

<p>Título da fala 1: <strong>10 anos do CBPrim: Quem são, onde estão e o que tem feito os jovens primatólogos brasileiros?</strong></p>

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<p>Resumo 1: Tendo como eixo central a caracterização de indicadores de sucesso dos CBPrim, esta palestra mostrará dados quantitativos relativos à formação acadêmica e profissional dos jovens cursistas dos VI Cursos Brasileiros de Primatologia. Seguiram a sua formação como primatólogos? Publicaram artigos com primatas? Trabalham em primatologia atualmente?</p>

Nome do Participante 2 / Título da fala 2 / Resumo 2

<p>Nome do Participante 2: Maurício&nbsp;Gomes&nbsp;Talebi</p>

<p>Título da fala 2: <strong>Cursos de Treinamento e Capacitação de Jovens Primatólogos</strong></p>

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<p>Resumo 2: A megadiversidade de primatas do Brasil contrasta à diminuta disponibilidade de recursos humanos qualificados em Primatologia. As oportunidades de capacitação profissional, embora atuais e crescentes, são restritas e insipientes; as iniciativas de treinamento da SBPr &nbsp;e IPS e seus indicadores de sucesso são discutidos frente a visão de futuro da diversidade de espécies e de estudos de longo prazo.</p>

Nome do Participante 3 / Título da fala 3 / Resumo 3

<p>Nome do Participante 3: Fabiano Rodrigues de Melo</p>

<p>Título da fala 3: <strong>Pesquisa e extensão no ambiente universitário: uma díade indissociável?</strong></p>

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<p>Resumo 3: Desenvolver projetos de pesquisa no Brasil é um desafio cada vez maior, por causas políticas e econômicas, unidas a um baixo envolvimento da sociedade com a ciência. Como e quando fazer uma interface? Envolvendo nossos alunos com experiências extensionistas, de modo que a sociedade participe e compreenda mais o papel da ciência no seu cotidiano e a importância do cientista na vida das pessoas.</p>

Nome do Participante 4 / Título da fala 4 / Resumo 4

<p>Nome do Participante 4: Leandro Jerusalinsky</p>

<p>Título da fala 4: <strong>Formação e contratação de pessoal para a conservação de primatas no Brasil</strong></p>

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<p>resumo 4: Ampliar a capacidade instalada de pessoal é imprescindível para aumentar e qualificar esforços de conservação de primatas no Brasil. Cursos, estágios e Pós-Graduações contribuem decisivamente para formar primatólogos. Recentemente, ampliou-se a contratação de primatólogos por órgãos de gestão ambiental. Continuar essa formação e contratação é prioridade para o sucesso na conservação de primatas.</p>

Área

Área 8 - Outros

Autores

Romari Alejandra Martinez, Fabiano Rodrigues Melo, Leandro Jerusalinsky, Maurício Gomes Talebi