Dados do Trabalho
Título da Mesa Redonda
O que o DNA silencioso tem a nos dizer a respeito de Sapajus?
Resumo Geral da Mesa Redonda
Nesta mesa redonda visamos apresentar dados recentes obtidos em parceria entre pesquisadores da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e Universidade de Buenos Aires e discutir sobre a presença de heterocromatina extra-centromérica no genoma dos macacos-prego. Evidenciamos o polimorfismo de heterocromatina intraespecífico em populações de Sapajus nigritus do Brasil e da Argentina, reavaliamos o cariótipo de Sapajus xanthosternos e caracterizamos citogeneticamente S. flavius comparando com S. xanthosternos e S. libidinosus.
Nome do Coordenador e Participante 1 / Título da fala 1 / Resumo 1
Denise Monnerat Nogueira
Análise Citogenética Clássica e Molecular em Sapajus nigritus, S. xanthosternos e S. flavius.
Detectamos polimorfismo de banda-C em populações de S. nigritus da Ilha da Marambaia, Guaratiba e Itatiaia. A similaridade citogenética e molecular entre a população de S. nigritus da Marambaia e S. xanthosternos sugere que o par cromossômico 11 de S. xanthosternos com heterocromatina intercalar, na realidade representa o par 13. Será apresentada também a caracterização citogenética de S. flavius.
Nome do Participante 2 / Título da fala 2 / Resumo 2
Mariela Nieves & Marta Mudry
O que sabemos a respeito da heterocromatina constitutiva dos macacos-prego?
Estudos citogenéticos em Sapajus spp. evidenciam uma característica peculiar do genoma: blocos de heterocromatina extra-centromérica distribuídos pelo cariótipo. Temos investigado a distribuição, variabilidade e composição e suas possíveis implicações nas dinâmicas genômicas e na evolução concluindo que a grande variabilidade entre as espécies está associada à fração repetitiva do DNA do genoma.
Nome do Participante 3 / Título da fala 3 / Resumo 3
Diego Mattos Penedo
Ampliando a análise no estado do RJ e em São José dos Campos, SP e as suspeitas de hibridação.
Sobre os polimorfismos de banda C em populações de S. nigritus no Parque Nacional da Serra dos Órgãos em Teresópolis, na Reserva Biológica de Poço das Antas em Silva Jardim, e em amostras de São José dos Campos, SP, incluindo variações no par cromossômico 11. Revisamos na literatura as suspeitas de hibridação envolvendo S. nigritus com base em dados citogenéticos. Eles são realmente híbridos?
Nome do Participante 4 / Título da fala 4 / Resumo 4
Serão somente três apresentadores.
No entanto, a segunda fala é de autoria da Dra. Mariela Nieves e da Dra. Marta Mudry.
Área
Área 5 - Genética
Autores
Denise Monnerat Nogueira, Mariela Nieves, Marta Mudry, Diego Mattos Penedo