Dados do Trabalho
Título do Simpósio
Primatas em paisagens fragmentadas
Resumo Geral do Simpósio
Uma das maiores ameaças à sobrevivência das espécies de primatas no Antropoceno é a perda e fragmentação do habitat. Esta consequência da atividade humana afeta múltiplos aspectos da vida dos primatas que vamos discutir neste simpósio: estresse, limitações dos movimentos na paisagem, modificações do comportamento, perda de riqueza e alteração do papel ecológico. Queremos, através das discussões oriundas deste simpósio, avaliar o estado de conhecimento dos impactos da perda e fragmentação das florestas nos primatas brasileiros e iniciar uma discussão sobre a direção das futuras pesquisas.
Nome do Coordenador e Participante 1 / Título da fala 1 / Resumo 1
Laurence Culot
Os múltiplos desafios dos primatas em paisagens fragmentadas
Nesta palestra introdutória ao simpósio, apresentarei os diferentes fatores que podem ser afetados pela perda e fragmentação do habitat. Irei mostrar os resultados de uma meta-análise sobre os níveis de estresse de primatas no mundo e mostrarei como a perda e fragmentação do habitat afetam a riqueza e o serviço de dispersão de sementes pelos primatas brasileiros.
Nome do Participante 2 / Título da fala 2 / Resumo 2
Víctor Arroyo-Rodríguez
Uma avaliação global das respostas dos primatas à estrutura da paisagem
Primatas não humanos são vulneráveis às perturbações da paisagem, mas ainda sabemos pouco sobre este tópico. Providenciamos a primeira avaliação global das respostas dos primatas à estrutura da paisagem (188 respostas a 17 métricas da paisagem em 34 estudos de 71 espécies de primatas), e discutimos algumas preocupações a respeito dos desenhos de estudo para identificar potenciais déficits em estudos de primatas sobre este tópico.
Nome do Participante 3 / Título da fala 3 / Resumo 3
Bayron Rafael Calle Rendón
Mecanismos semelhantes afetam os primatas em paisagens naturais e fragmentadas
Vários estudos já investigaram o efeito da paisagem na ocorrência de primatas em florestas fragmentadas. Entretanto, pouco se sabe sobre como a paisagem afeta os primatas em manchas de floresta quando estas ocorrem naturalmente em uma matriz de savana. Mostrarei como os primatas de um ecossistema de savana Amazônica são afetados por mecanismos semelhantes aos das florestas de paisagens fragmentadas.
Nome do Participante 4 / Título da fala 4 / Resumo 4
Bernardo Niebuhr
O efeito das estradas sobre o mico-leão-dourado: avaliando e restaurando a conectividade da paisagem
A ampliação da malha de estradas é um dos vetores mais críticos de fragmentação de florestas e populações. Aqui nós verificamos que as estradas reduzem o fluxo gênico e a similaridade entre populações de micos-leões-dourados. Para propor formas de restauração da conectividade, nós modelamos os corredores ecológicos mais prováveis de eles utilizarem para se moverem entre fragmentos florestais.
Nome do Participante 5 / Título da fala 5 / Resumo 5
Oscar Chaves
A área de habitat e a disponibilidade e o consumo de frutos influenciam o uso do espaço por Alouatta guariba clamitans no sul do Brasil
Comparamos a área de vida (AV) e o percurso diário (PD) de seis grupos de bugios-ruivos que habitam fragmentos de mata (<10 e >90 ha) com base em três anos de acompanhamento. Investigamos os determinantes bióticos e abióticos do PD. Encontramos que AV e PD foram maiores para grupos em matas >90 ha e que o PD foi influenciado diretamente pelo consumo e disponibilidade de frutos.
Nome do Participante 6 / Título da fala 6 / Resumo 6
Poliana Gabriele Alves de Souza Lins
Competição por cana-de-açúcar em fragmento de Mata Atlântica por macacos-prego-galego (Sapajus flavius)
O consumo de alimentos cultivados é uma estratégia comportamental que facilita a permanência de primatas em fragmentos, mas o risco associado pode resultar em alterações na organização social. Nesta palestra descreveremos o padrão de competição direta e indireta durante o consumo de cana-de-açúcar por um grupo de macacos-prego-galego, uma espécie ameaçada, encontrada em fragmentos de Mata Atlântica do Nordeste.
Área
Área 1 - Ecologia
Autores
Laurence Culot, Bayron Rafael Calle Rendón, Victor Arroyo-Rodriguez, Bernardo Niebuhr, Oscar Chaves, Poliana Gabriele Alves de Souza Lins