Dados do Trabalho
Título do Simpósio
Variação comportamental em macacos-prego
Resumo Geral do Simpósio
Macacos-prego (Sapajus spp) são primatas extremamente adaptáveis, e seu comportamento pode apresentar grandes variações entre, e até dentro, das populações. O uso de ferramentas é geralmente um bom exemplo da variação entre populações, com populações apresentando diferentes kits de ferramentas e até diferenças entre grupos próximos. No entanto, variações em comportamentos sociais e em aspectos fisiológicos também foram registrados. Essas variações podem ser consequências de fatores ecológicos, genéticos ou culturais, frequentemente sendo uma mistura de todos esses fatores. Apresentaremos exemplos dessa variação e discutiremos seu significado.
Nome do Coordenador e Participante 1 / Título da fala 1 / Resumo 1
Tiago Falótico / A cultura dos macacos-prego do Parque Nacional Serra da Capivara / A população de macacos-prego (Sapajus libidinosus) do Parque Nacional Serra da Capivara apresenta variações comportamentais muito peculiares quando comparada a outras, especialmente referente ao uso de ferramentas, alguns comportamentos sendo registrados somente nesse local. Será discutido como as variações nas tradições comportamentais desses grupos podem ajudar a entender os fatores que levaram a seu surgimento e manutenção.
Nome do Participante 2 / Título da fala 2 / Resumo 2
Paulo Henrique Módena Coutinho / Repertório instrumental dos macacos-prego do Parque Nacional Serra das Confusões / A pesquisa foca no levantamento do repertório instrumental da população de macacos-prego do Parque Nacional Serra das Confusões e na comparação de aspectos ecológicos, sociais e culturais entre essa e outras duas áreas de pesquisa equidistantes, cujas populações exibem diferenças marcantes quanto ao repertório de uso de ferramentas.
Nome do Participante 3 / Título da fala 3 / Resumo 3
Waldney Pereira Martins / Macaco-prego-do-peito-amarelo: Por que só algumas populações usam ferramentas? / As populações de macacos-prego-do-peito-amarelo (Sapajus xanthonsternos) localizadas mais a oeste de sua distribuição são conhecidas pelo uso de ferramentas. Será que a hipótese de terrestrialidade também pode ser aplicada para essa espécie de macaco-prego que possui uma ampla gama de variação ambiental e fitossociológica dentro de sua distribuição geográfica?
Nome do Participante 4 / Título da fala 4 / Resumo 4
Olívia Mendonça-Furtado / Estressores e estresse: diferenças entre duas espécies de macacos-prego / Mudanças nos níveis de cortisol podem nos mostrar como indivíduos, populações ou espécies lidam com questões sociais e ecológicas. Aqui apresentaremos uma comparação de níveis de estresse (níveis basais e picos de metabólitos fecais de cortisol) e estressores (eventos causadores desses picos) entre duas populações selvagens de macacos-prego.
Nome do Participante 5 / Título da fala 5 / Resumo 5
Marcelo Fernández-Bolaños / Diferenças e similaridades na personalidade de macaco-prego / A personalidade animal é a consistência intra-individual e diferença inter-individual no comportamento. O macaco-prego (gêneros Cebus e Sapajus) ocupa uma grande extensão das Américas, habitando nichos muito diversos, com adaptações comportamentais diferenciadas. A grande variabilidade comportamental observada nas espécies de macacos-prego reflete estruturas de personalidade diferenciadas?
Nome do Participante 6 / Título da fala 6 / Resumo 6
Michele Pereira Verderane / Variação em interações afetuosas entre mães e infantes de duas populações de macacos-prego selvagens / Variações no estilo de cuidado materno são comuns entre primatas não-humanos, mas a dimensão da afetuosidade materna e as variáveis que a afetam ainda são pouco estudadas. Aqui, investigaremos o padrão de interações afetuosas entre mãe-filhote de macacos-prego e discutiremos as possíveis causas de variações entre duas populações selvagens, que vivem em condições ecológicas e sociais distintas.
Área
Área 2 - Comportamento
Autores
Tiago Falótico, Paulo Henrique Módena Coutinho, Waldney Pereira Martins, Olívia Mendonça-Furtado, Marcelo Fernández-Bolaños, Michele Pereira Verderane