Dados do Trabalho
Título do Minicurso
Introdução à modelagem de nicho e de distribuição de espécies
Proponente/Ministrante
Rafael Magalhães Rabelo, MSc. Doutorando pelo PPG-Ecologia do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA). Tem experiência comprovada em modelagem de distribuição de espécies com ênfase em primatas, tendo participado, inclusive como colaborador, de cursos sobre o tema (ver publicações e participações em cursos no link do Lattes).
CV lattes do proponente
http://lattes.cnpq.br/5351330534364245
Ministrante(s) adicional(is)
Dr. Lucas Gonçalves da Silva, pesquisador de desenvolvimento científico no Departamento de Biologia da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Tem experiência em modelagens de distribuição com mamíferos, já tendo ministrado diversos cursos e palestras nessa temática. Lattes: http://lattes.cnpq.br/0050453195725428
Apresentação do minicurso
Primatólogos estão frequentemente interessados em estudar a distribuição geográfica das espécies. A distribuição geográfica de uma espécie é resultado dos seus requerimentos ambientais e bióticos, bem como fatores históricos, os quais atuam em conjunto para permitir que a espécie ocorra onde as condições são apropriadas. Compreender o papel e a importância desses fatores é uma questão central em ecologia e a base para compreender o nicho ecológico da espécie. Nesse contexto, a modelagem de distribuição de espécies surgem como uma ferramenta valiosa para estimar o efeito desses fatores e o nicho de uma espécie em suas diversas dimensões. Esses modelos avaliam a relação entre as ocorrências de uma espécies e um conjunto de variáveis preditoras espacialmente explicitas, de forma a construir um modelo estatístico que pode ser utilizado para estimar o nicho ecológico da espécie e projetá-lo no espaço geográfico.
Objetivo do minicurso
Esse minicurso vai apresentar os conceitos de modelagem de nicho ecológico e capacitar os participantes para a utilização do Maxent, o algoritmo mais popularmente utilizado por ecólogos, dentro da plataforma de R, uma plataforma livre e de código aberto.
Número máximo de alunos
20 alunos
Pré-requisitos
Possuir laptop, ter conhecimento básico/intermediário na linguagem R de programação.
Material necessário
Projetor, adaptador HDMI/VGA, quadro/lousa, pincel atômico, extensões e adaptadores elétricos.
Área
Minicurso
Autores
Rafael Magalhães Rabelo, Lucas Gonçalves Silva