Apresentação

https://www.atep.adv.br/eventos-e-noticias

 

Desde 1978, a ABRAT – Associação Brasileira de Advogados Trabalhistas realiza o CONAT – Congresso Nacional da Advocacia Trabalhista, com periodicidade anual, percorrendo todo o Brasil e contemplando todas as regiões brasileiras.  

Neste ano de 2019, a Região Norte do Brasil receberá o maior Congresso da Advocacia Trabalhista da América Latina, tendo como cidade sede a encantadora Belém do Pará.

Primitivamente ocupada pelos Tupinambás e inicialmente denominada de Feliz Lusitânia passando a Santa Maria do Grão Pará, Santa Maria de Belém do Grão Pará até a atual denominação de Belém, é considerada a maior cidade na linha do Equador.

Belém já esteve no centro da revolta dos Cabanos, única em que a população efetivamente derrubou o governo local que teve como propósito retirar o seu povo da extrema miséria e garantir relevância política após a independência do Brasil.

Sob a inspiração da energia vibrante e de resistência desse povo, a advocacia trabalhista se reunirá, para debater o direito do trabalho e os direitos sociais.

Às margens da Baía do Guajará, com seu clima quente e úmido, o tecido social será planejado para uma atuação coletiva que desague nas águas da democracia e da dignidade do Ser humano.

Na Cidade das Mangueiras, a comunidade jurídica entrelaçará suas mãos com outros saberes, que ecoarão das vozes dos vulneráveis das relações do trabalho para que em um só coro clamem por liberdade, combate à miséria e ao desemprego. 

Ao sabor dos gostos exóticos, inconfundíveis e únicos do açaí, do cupuaçu, da maniçoba, do pato no tucupí e da caldeirada de filhote, palestrantes renomados do Brasil estarão alimentando os congressistas com temas atuais do valor social do trabalho, da cidadania e da advocacia, para que os temperos nos processos e nas ações tenham o paladar da ousadia e da criatividade.

Tendo como símbolo a Praça do Relógio, no centro da Praça Siqueira Campos, o CONAT de 2019, será também o marcador do tempo dos acontecimentos registrados nos últimos dois anos, desde a aprovação da Reforma Trabalhista, imerso em crises econômicas e transformações sociais que geraram desempregados e desalentados no país.

Nos ecossistemas preservados do Mangal das Garças, advogados e advogadas trabalhistas estarão reunidos para enfrentar os avanços tecnológicos com proteção em face da automação, que deverão avançar na mesma proporção da humanização.

Sob a estruturação da Estação das Docas, as prerrogativas da advocacia serão garantidas e suspensas nos guindastes da inviolabilidade de atos e manifestações no exercício da profissão.

Sob a Odisséia do Guerreiro de Bronze, ornamentada pelo símbolo libertário das Alegorias Femininas da Praça da República, nos dias 06, 07 e 08 de novembro de 2019, pousaremos no Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, para VER O PESO DAS REFORMAS!

 

https://www.atep.adv.br/eventos-e-noticias