Palestrantes


Álvaro Daniel Ruiz 

Advogado trabalhista e assessor sindical. Professor universitário. Diretor de Institutos de Pesquisa, de Diplomas e de Mestrado em RRLL, ex-subsecretário do Trabalho da Nação (2007 a 2015).

Cássio Casagrande

Graduado pela Faculdade de Direito de Curitiba. Mestre em Relações Internacionais pela PUC-Rio. Doutor em Ciência Política pelo IUPERJ. Professor de Direito Constitucional da graduação e mestrado da Universidade Federal Fluminense (UFF). Colunista do site JOTA.

Celso Rodrigues

Doutor e Mestre em História pela Pontifícia  Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2002), possui graduação em Ciências Jurídicas e Sociais pelo Centro Universitário Metodista IPA e em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Foi coordenador da Especialização em Ciências Criminais da Faculdade de Direito do IPA, professor do curso de Relações Internacionais da ESPM, professor externo no pós-graduação em Ciências Penais da Faculdade de Direito da PUCRS. É coordenador do Projeto Direitos Humanos na Prisão, professor de Sociologia do Trabalho no curso de pós-graduação em Direito do Trabalho da FEMARGS (Fundação da magistratura do trabalho do Rio Grande do Sul) e da UNISINOS e professor de Sociologia Jurídica na FTEC-IBGEN.

Fabiano Holz Beserra

É Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Mestre em Processo Civil pela Pontifícia Universidade Católica (PUCRS). Foi Procurador do Ministério Público do Trabalho (2006-2016). Atualmente, é Desembargador do Trabalho no Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região. É autor do livro "Ação Civil Pública e Relações de Trabalho: tutela da moralidade e da probidade administrativa" e publicou diversos artigos jurídicos.

Francisco Trillo 

Professor de Direito do Trabalho e Previdência Social (UCLM) e Secretário Acadêmico do Centro Europeu e Latino-Americano de Diálogo Social (CELDS). Autor de vários artigos e monografias entre os quais: "A construção social e legal do tempo de trabalho: identidades e trajetórias de trabalho" (2010); "Regime jurídico da demissão de funcionários públicos" (2013); "Negocie em crise. Negociação coletiva nos países do sul da Europa" (2014); "Terceirização de serviços públicos e seu impacto nos direitos trabalhistas" (2017); "Economia digitalizada e relações de trabalho" (2017).

Janine Kieling Monteiro

Possui graduação em Psicologia, mestrado em Psicologia e doutorado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professora na Graduação, no Mestrado e no Doutorado em Psicologia na  UNISINOS, onde coordena o LABORClínica - Laboratório de Psicologia Clínica do Trabalho. Desenvolve pesquisas relacionadas as temáticas saúde/adoecimento mental e trabalho, assédio moral e sofrimento psíquico e desemprego. Publicou  mais de 50 artigos completos em periódicos científicos, além de 16 capítulos de livro. 

Ludmila Costhek Abílio

Doutora em Ciências Sociais (Unicamp), é pesquisadora do Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho (CESIT), do Instituto de Economia da Unicamp, onde realiza seu segundo pós doutorado em Economia. Atualmente pesquisa a uberização do trabalho e suas especificidades no contexto brasileiro. Tem como tema central de pesquisa as relações entre exploração do trabalho e acumulação capitalista no Brasil.

 

Magda Barros Biavaschi

Desembargadora aposentada do TRT4; Mestre em direito pela Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC; Doutora em Economia aplicada pelo Instituto de Economia da Universidade Estadual  de São Paulo IE\Unicamp, com tese sobre o Direito do Trabalho na Era Vargas titulada “O Direito do Trabalho no Brasil – 1930-1942: a construção do sujeito de direitos trabalhistas”, defendida em 2005 e publicada pela Ltr em 2007; Pós doutora em Economia Social do Trabalho, com pesquisa no CESIT/Unicamp sobre “A Terceirização e a Justiça do Trabalho” e “A Terceirização e a Justiça do Trabalho: diversidades regionais”; Pesquisadora no CESIT/IE/UNICAMP, com pesquisa em regulação pública do trabalho e instituições públicas; Professora Convidada em cursos de Pós-Graduação do Instituto de Economia e no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, ambos da Unicamp; integrante da Comissão da CDH do Senado da República que elabora o Estatuto do Trabalho, coordenada pelo Senador Paulo Paim; Membro do GT Reforma Trabalhista do CESIT/UNICAMP e membro da Associação Brasileira de Juristas pela Democracia, ABJD.  

Maria Cecília Máximo Teodoro

Pós-Doutora em Direito do Trabalho pela Universidade de Castilla-La Mancha com bolsa de pesquisa da CAPES; Doutora em Direito do Trabalho e da Seguridade Social pela USP- Universidade de São Paulo; Mestre em Direito do Trabalho pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Graduada em Direito pela PUC/MG; Professora de Direito do Trabalho do Programa de Pós-Graduação em Direito e da Graduação da PUC/MG e membro reeleita do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Direito da PUC/MG para o triênio 2014/2016; Professora Convidada do Mestrado em Direito do Trabalho da Universidade Externado da Colômbia. Pesquisadora; Autora de livros e artigos. 

Marilane Oliveira Teixeira

Economista, doutora em desenvolvimento econômico e social, mestre em economia política, professora e pesquisadora na área de relações de trabalho e gênero no CESIT/IE - UNICAMP e assessora sindical.

Monya Tavares

Especialista em Direito Processual Civil e Direito Material e Processual do Trabalho. Membro da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Seção do Distrito Federal. Advogada atuante nos Tribunais Superiores em Brasília. Sócia- Diretora de Gestão de Pessoas e Produção Jurídica do escritório Mauro Menezes & Advogados.

Rodrigo Carelli 

Professor de Direito do Trabalho e do Programa de Pós-graduação em Direito da Faculdade Nacional de Direito - UFRJ. Doutor em Ciências Humanas (Sociologia) pelo IESP-UERJ. Mestre em Direito e Sociologia pela Universidade Federal Fluminense. Procurador do Trabalho no Rio de Janeiro.