Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título/Title/Titulo

RASTREABILIDADE NOS RESULTADOS DE MEDIÇÃO DO MÓDULO DE YOUNG PARA ESFROIDES CELULARES

Introdução/Introduction/Introdución

O desenvolvimento das técnicas de medição e produção de tecidos in vitro têm permitido a melhoria das caracterizações das propriedades dos constructos engenheirados. Uma das necessidades da biofabricação e bioimpressão é a homogeneidade, morfológica e biomecânica, dos tecidos construídos a partir de esferoides celulares. Apesar da utilização de métodos estatísticos na análise dos resultados pouco tem sido desenvolvido para a rastreabilidade dos resultados e modelagem da estimativa de incertezas desses métodos de caracterização. O desvio padrão de um resultado de medição é apenas uma parte da estimativa de incerteza, frequentemente nem é a mais importante. Na tentativa de melhorar as análises de resultados na Engenharia Tecidual, e assim determinação mais correta das característica biomecânicas dos constructos, foi desenvolvida a modelagem da estimativa de incerteza para testes compressivos em um dispositivo de placas paralelas. Os resultados de medição do Módulo de Young (módulo de compressibilidade) para esferoides celulares são independentes da sua origem (células tronco, cartilagem, osso, etc.).

Objetivos - Metodologia - Resultados - Discussão dos Resultados/Objectives - Methodology - Results - Discussion of Results/Objetivos - Metodología - Resultados - Discusión de los resultados

Objtivos: i) Desenvolver a modelagem de estimativa de incerteza dos resultados de medição do Módulo de Young para esferoides celulares. ii) Prover rastreabilidade em resultados de medição do módulo de Young para esferoides celulares em testes compressivos com uso de dispositivo de placas paralelas.
Metodologia: As principais influências na incerteza de medição são identificadas com o uso de um diagrama de Ishikawa. A partir da equação do Módulo de Young para esferas comprimidas entre placas paralelas foi aplicado o método de Kragten para a estimativa da incerteza combinada. A calibração na força foi realizada com o uso de um comparador de massa analítico utilizando uma coleção de pesos padrão rastreada ao kilograma. A calibração dimensional foi realizada com uma grade de calibração rastreada ao metro. Essa abordagem pode ser aplicada apenas a constructos que exibiam simetria esférica e diâmetros entre 300 a 1000 micrometros e com compressão máxima de 25% do diâmetro inicial. Os resultados de medição foram obtidos da análise de esferoides de células tronco derivadas de tecido adiposo, diferenciadas em cartilagem ou diferenciadas em células ósseas.
Resultados e Discussão:Foram realizadas medições para estimativa da repetibilidade e reprodutibilidade dos resultados bem como de todas as grandezas de entrada. As incertezas expandidas relativas típicas obtidas para o Módulo de Young (Y) ficaram por volta de 5%. Essa avaliação das incertezas envolvidas nos resultados de medição estão subordinadas a duas premissas assumidas na modelagem. Primeiro, apesar de tecidos nativos como o ósseo e a cartilagem possuírem propriedades anisotrópicas, especialmente relativas a cargas compressivas ou extensivas, na formação dos esferoides celulares é assumido, por simetria da formação dos agregados celulares, que essas propriedades são isotrópicas. Segundo, esse método foi desenvolvido apenas para esferoides com simetr

Considerações Finais/Final considerations/Consideraciones finales

Conclusões: A abordagem desenvolvida permitiu a determinação dos resultados de medição com incertezas de medição expandidas menores que a variabilidade apresentada pelos esferoides celulares, sendo possível identificar diferenças entre a origem das células (tecido adiposo), tipos de indução a diferenciação bem como o tempo de indução. Esse resultado permitirá comparações com resultados de outros centros de pesquisa de forma mais confiável.

Palavras-chave/Key words/Palabras clave

Biometrologia. Ratreabilidade. Módulo de Young.

Área

Tissue engineering

Autores

ANDERSON BEATRICI, LEONARDO BOLDRINI, JOSÉ MAURO GRANJEIRO, LEANDRA SANTOS BAPTISTA