Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título/Title/Titulo

Imunossensor Para Identificação De Células-Tronco Mesenquimais De Coelho

Introdução/Introduction/Introdución

Diante do crescente uso de células-tronco em medicina regenerativa aliada a importância de diagnóstico rápido, os imunossensores surgem como ferramentas que propiciam rapidez, seletividade e sensibilidade. Foi investigada a construção de um imunossensor para identificação de células-tronco mesenquimais de coelho frente à inexistência no mercado, de marcadores específicos para a espécie.

Objetivos - Metodologia - Resultados - Discussão dos Resultados/Objectives - Methodology - Results - Discussion of Results/Objetivos - Metodología - Resultados - Discusión de los resultados

Objetivo: Com o objetivo de identificar a célula-tronco mesenquimal (CTM) em amostras biológicas, foi proposto a construção de filmes pela técnica layer-by-layer (LbL) com solução de fibroina de seda, PEI e quitosana cada qual associado com anticorpo monoclonal de especificidade contra CTM produzido home made (HM) para aplicação em imunossensores eletroquímicos. Metodologia: Inicialmente foi caracterizado o anticorpo monoclonal produzido por técnicas imunoquímicas. A classe do anticorpo produzido é IgG1κ com especificidade anti-CD 90. O crescimento dos filmes foi confirmado por voltametria cíclica (VC) pela área dos voltamogramas. Resultados e Discussão: A distorção dos voltamogramas foi observada com maior adsorção, considerado como cobertura completa do eletrodo. Foi padronizado e produzido o biofilme de bicamadas para fixação dos anticorpos monoclonais murinos anti-CD90 HM com solução de quitosana. A análise dos resultados obtidos com imunossensor comparando-se com a citometria de fluxo identificam a elevada sensibilidade do mesmo para a confirmação da presença de CTM em amostras biológicas, havendo necessidade de mais desenvolvimento para a quantificação das células. A partir de uma concentração de 103 CTM e leitura em 20 minutos já se obtém resposta evidenciando o reconhecimento específico de CTM de coelho, rato, cavalo e humano, de menor concentração celular do que a técnica gold standard por citometria de fluxo. Análises estatísticas definem que para obter o melhor rendimento do imunossensor o tempo de incubação ideal é de 30 minutos.

Considerações Finais/Final considerations/Consideraciones finales

Conclusão: A detecção eletroquímica da solução de anticorpos anti-CD90 HM foi feita por VC, e foi observada uma mudança nas correntes obtidas em potenciais positivos, principalmente em 0,28V e também da área dos voltamogramas.

Palavras-chave/Key words/Palabras clave

Imunossensores. Célula-Tronco Mesenquimal. Anticorpos monoclonais. Biomarcadores. Filme automontado

Área

Mesenchymal stem cells/adultas

Autores

ANA LIVIA DE CARVALHO BOVOLATO, Rafael Factor Carandina, Matheus Bertanha, Ana Liz Garcia Alves, Márjorie de Assis Golim, Willian Fernando Zambuzzi, Andrei Moroz, Rafael Plana Simões, Marli Leite Moraes, Elenice Deffune