Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título/Title/Titulo

Hidrogel injetável e termossensível de Poli(NIPAAm-co-AAc-co-HEMAPLDLA-co-TMC) direcionado à Engenharia Tecidual - análise in vivo

Introdução/Introduction/Introdución

A Medicina Regenerativa e Reparativa emprega materiais biocompatíveis criados a partir de Engenharia Tecidual objetivando promover a recuperação ou substituição de tecidos lesionados.
Hidrogéis são sistemas de redes tridimensionais compostas de cadeias poliméricas que apresentam a capacidade de absorver e reter àgua preenchendo os espaços entre as cadeias. A biocompatibilidade destaca-se por essa característica hidrofílica que propicia o microambiente semelhante bioquimicamente à matriz extracelular e fornece, com seu sistema tridimensional polimérico, o arcabouço para proliferação celular e consequente reparação tecidual.
A biodegradação de hidrogéis ocorre pela solubilização por erosão ou pelo aumento do pH induzindo aumento de cargas iônicas que promovem hidrólise seguida de dissolução e degradação catalisada por enzimas provenientes do tecido local.
A reticulação (reação de gelificação) de alguns hidrogéis ocorre por termossensibilidade dentro do tecido animal aplicado, desse modo é possível injetá-los com técnicas minimamente invasivas em suas formas líquidas ou pastosas.

Objetivos - Metodologia - Resultados - Discussão dos Resultados/Objectives - Methodology - Results - Discussion of Results/Objetivos - Metodología - Resultados - Discusión de los resultados

Considerando as características fisico-quimico-biológicas dessa classe de materiais biocompatíveis e a via minimamente invasiva de implantação, esse estudo visa compreender as alterações in vivo geradas pelo hidrogel injetável e termossensível de Poli(NIPAAm-co-AAc-co-HEMAPLDLA-co-TMC) no tecido subcutâneo de ratos Wistar.
Foi implantado, via injetável, 3 mL do hidrogel (12% m/v) marcado com nanquim e contraste iodado não-iônico (Iopamiron 300) no tecido subcutâneo do dorso de 20 ratos Wistar divididos em grupos de 4 animais. Realizou-se Tomografias Computadorizadas de Alta Resolução (TCAR - Semp Toshiba Alexion) nos animais imediatamente à injeção do hidrogel e após 24 horas. Nos períodos de 1, 3, 5, 7 e 14 dias fez-se o sacrifício, extração cirúrgica do tecido e processamento para análise histológica à Microscopia Óptica.
À análise em TCAR o implante formou, em 24 horas, cavidades no subcutâneo dos animais e liberou a água contida em sua rede polimérica, distribuindo-se na área implantada, evidenciando, por reconstruções tridimensionais e dimensionamento das cavidades, a termossensibilidade e integração tecidual.
À análise histológica observou-se invasão de macrófagos e monócitos em diferenciação na matriz do hidrogel como processo inflamatório agudo, formação poros decorrentes da fagocitose e migração celular a esses sítios formando lâmina inflamatório-cicatricial, aparecimento de microcavidades estruturadas no local de implante, ausência apoptose e necrose, neovascularização aos 7 dias possibilitando distribuição local de substâncias, integração tecidual gerando lâmina inflamatório-cicatricial e alterações da morfologia local que possibilitam aplicações para regeneração e reparação teciduais.

Considerações Finais/Final considerations/Consideraciones finales

A indução da reorganização tecidual evidenciada promovida pelo hidrogel de Poli(NIPAAm-co-AAc-co-HEMAPLDLA-co-TMC) possibilita aplicações em Engenharia Tecidual, mais especificamente em "Drug Delivery" (liberação controlada e localizada de drogas), considerando a contenção de substâncias ativas pelas microcavidades formadas no subcutâneo.
Pode-se empregar fatores de crescimento, fatores de diferenciação celular, fármacos e moduladores associados à rede tridimensional polimérica promovendo sua liberação gradativa na matriz extracelular e distribuição pela neovascularização local.

Palavras-chave/Key words/Palabras clave

Hidrogel, tecido conjuntivo, engenharia tecidual

Área

Tissue engineering

Autores

IGOR DE OLIVEIRA ROVERSI, DANILO MOULIN SALES, DANIEL VINÍCIUS MISTURA, NEWTON MACIEL OLIVEIRA, MOEMA DE ALENCAR HAUSEN, ELIANA APARECIDA DE REZENDE DUEK