XX Congresso Brasileiro de Primatologia

Dados do Trabalho


Título

LIVROS INFORMATIVOS PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL DE CRIANÇAS VOLTADOS A CONSERVAÇÃO DE PRIMATAS NO ÂMBITO BRASIL E MÉXICO.  

Corpo do texto

O Brasil destaca-se globalmente por sua vasta biodiversidade, especialmente em matas tropicais e subtropicais, abrigando a maior diversidade de mamíferos do mundo, incluindo 139 táxons de primatas não-humanos distribuídos em cinco famílias: Callitrichidae, Cebidae, Aotidae, Pitheciidae e Atelidae. No entanto, essa riqueza está sob ameaças crescentes devido à expansão urbana, caça ilegal, comércio de espécies silvestres e doenças como a febre amarela, contribuindo para o declínio populacional desses animais. Diante desse cenário, torna-se essencial engajar a comunidade através de práticas educativas que promovam a conscientização e o conhecimento sobre a conservação da biodiversidade. Nesse contexto, o presente estudo analisou seis livros informativos sobre primatas não-humanos, sendo três brasileiros e três mexicanos. Estes materiais foram produzidos por instituições e pesquisadores, e avaliados com base em uma ficha de leitura que considera critérios de abordagens e métodos educativos. As análises seguiram categorias estabelecidas a priori que incluem as esferas de atuação, valores e conhecimento, acrescidas da esfera design, propostas por estudos prévios. Os resultados indicam que os livretos mexicanos utilizam intensamente elementos da cultura nativa que é muito bem preservada como ferramentas didáticas, facilitando a conexão do público com o conhecimento científico e cultural. Por outro lado, os livros brasileiros enfatizam a rica biodiversidade do país, destacando sua posição como o habitat com a maior variedade de primatas não-humanos no mundo. Ambos abordam eficazmente temas científicos e de valores, mas ainda há espaço para melhorar a promoção da atuação prática na conservação. Concluiu-se que os livretos têm potência para educação ambiental para conservação da biodiversidade e que priorizam em seus textos discursos na direção das esferas de conhecimento científico e de valores, mas pouco valorizam aspectos que podem incentivar a dimensão da atuação.

Financiadores

Fundação Universidade Regional de Blumenau(FURB)

Palavras-chave

Biodiversidade; Livretos; Educação.

Área

Outros

Autores

Thiago Silva Campos, Leonardo Luiz Floriano, Zelinda Maria Braga Hirano, Juan Carlos Serio Silva, Daniela Tomio