XX Congresso Brasileiro de Primatologia

Dados do Trabalho


Título

Levantamento da origem, destinação e permanência de macacos-pregos (Sapajus spp. Linnaeus, 1758) no CETAS de Seropédica-RJ entre 2019-2023.  

Corpo do texto

As atividades ilegais como desmatamento, caça e o tráfico de animais silvestres têm impactado negativamente as espécies de primatas nos últimos anos. A análise dos dados dos Centros de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) é fundamental para a elaboração de estratégias de combate ao tráfico e a compreensão de seu impacto local. Nesse contexto, realizou-se um levantamento no CETAS-RJ do recebimento, destinação e permanência de macacos-pregos (Sapajus spp.) no período de janeiro de 2019 à dezembro de 2023. Um total de 53 animais foram recebidos, sendo 12 entregues voluntariamente (22,64%), 28 apreendidos (52,83%) e 13 resgatados (24,53%). Em relação à destinação, 3 vieram a óbito (5,7%), 6 foram devolvidos judicialmente à pessoa física (11,3%), 9 encaminhados para instituições mantenedoras de fauna (17%), 35 permaneceram no CETAS (66%) e nenhum deles foi reintroduzido na natureza. O tempo de permanência de cada animal variou entre 0 e 1094 dias, resultando em uma média de 471 dias. A predominância de animais provenientes de apreensões sugere a presença de animais mantidos ilegalmente sob cuidados humanos, seja em residências ou envolvidos em atividades comerciais ilegais. Os dados também indicam uma parcela considerável de animais provenientes de resgates, refletindo os desafios enfrentados pela fauna devido à degradação do habitat natural e ao aumento da interação com áreas urbanas. O déficit na destinação demonstra a complexidade do assunto, visto que há dificuldade na reintrodução desses animais em decorrência de alterações comportamentais, problemas de saúde ou hibridização. Isso resulta em períodos prolongados de permanência no CETAS, demandando recursos substanciais e afetando o bem-estar dos animais. Torna-se necessário, portanto, encontrar medidas mais eficazes de destinação dos primatas, visto que grande parte deles não são reintroduzidos na natureza e acabam permanecendo por longos períodos em centros de triagem.

Palavras-chave

Destinação, apreensão e resgate 

Área

Manejo e Conservação

Autores

Ana Elisa Barros Medeiros, Daniel de Almeida Balthazar, Leandro Nogueira da Silva, Anna Beathriz Nascimento Farsette, Igor Roland Mathias Netto da Silva , Ana Vitória de Rezende, Mateus Passini Mendonça, Beatriz Pereira Coelho, Milena Soares Pinto Merat, Mariana Vargas Ferreira de Rezende , Maria Angélica da Silva Ferreira, João Eduardo Cruz Cabreira