Dados do Trabalho
Título
VACINAÇÃO PARA O CONTROLE DA FEBRE AMARELA EM [Alouatta guariba] NO ESTADO DE SANTA CATARINA
Corpo do texto
A febre amarela (FA) é uma doença infecciosa com grande impacto populacional devido às constantes epidemias que causam óbitos de primatas humanos e não humanos. O bugio-ruivo está entre os 25 primatas no mundo mais ameaçados de extinção e é uma espécie de primata altamente suscetível ao vírus da FA, levando a declínios populacionais importantes nos últimos anos no estado de Santa Catarina. A forma mais eficaz de prevenção contra esta doença em humanos é a vacinação. Com esse objetivo, no ano de 2022, iniciou-se um protocolo vacinal de 67 bugios-ruivos cativos, no intuito de bem-estar e conservação da espécie no manejo ex situ e in situ. Os indivíduos mantidos no CEPESBI e CETAS/SC foram imunizados pela via subcutânea, utilizando a vacina humana fracionada, com volume inoculado de 0,1 mL, contendo no mínimo de 200LD50 do vírus vivo atenuado de FA da Cepa 17DD. Para análise da soroconversão foram utilizados soros correspondentes a pré-imunização e 40 dias após imunização, utilizando o micro-PRNT50, sendo que títulos acima de 1:5 foram considerados positivos. A análise estatística utilizada foi Kruskal-Wallis com teste t de Student (GraphPad Prism versão 7.0, GraphPad Software). As diferenças foram consideradas significativas quando os valores de P foram menores que 0,05 (P <0,05). Após as análises resultou-se que 100% dos 67 indivíduos de Alouatta guariba submetidos a vacinação soroconverteram para FA. Uma fêmea juvenil, na coleta de pré-imunização, já apresentava anticorpos, que pode ser devido ao fato de sua mãe ter contraído e morrido de febre amarela durante o período de amamentação. Estes resultados apresentam grande relevância para a espécie, pois permitirão que os animais sob cuidados humanos que serão reintroduzidos através de programas de manejo, possam imunizados com apenas uma dose da vacina antes da realização de sua soltura, aumentando sua sobrevida no habitat natural.
Financiadores
Universidade Regional de Blumenau (FURB), Prefeitura Municipal de Indaial (PMI), Biomanguinhos/FIOCRUZ, Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA/SC).
Palavras-chave
Imunização; Bugio-ruivo; vacina.
Área
Saúde
Autores
Flora Beatriz Berkembrock Mandarino, Aline Naíssa Dada, Carolina Bosse, Leonardo Luiz Floriano, Júlio Cesar Souza JR, Anna Júlia Dutra Nunes, Alessandra Beirith, Sheila Regina Schimidt Francisco, Nathana Marina Diska, Vanessa Tavares Kaanan, Silvia Bahadian Moreira, Alcides Pissinatti, Marcos Da Silva Freire, Ana Carolina CUNHA Montichel, Lucas Parra Cesar Nogueira Carreira, Andreise Costa Prydzimirski, Raiane Santos Guide, Adriana Souza Azevedo Soares, Janaina Aparecida De Moraes, Waleska Dias Schwarcz, Renata Carvalho Pereira , Zelinda Maria Braga Hirano