XX Congresso Brasileiro de Primatologia

Dados do Trabalho


Título

Primate Watching como ferramenta de Educação Ambiental nas trilhas do Bosque da Ciência, Manaus, Amazonas

Corpo do texto

A cidade de Manaus tem sofrido com os efeitos da fragmentação em muitos ambientes naturais, que estão sendo destruídos, levando a perda das florestas que são habitats de muitas espécies, podendo elevar os níveis de extinção. Este é o caso de alguns primatas endêmicos da Amazônia, como o sauim-de-coleira. Este projeto visou a promoção da Educação Ambiental através de roteiros pré-estabelecidos para observação de primatas em vida livre, utilizando o potencial do Bosque da Ciência do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) para sensibilizar os participantes sobre a importância da conservação da biodiversidade para estudantes de escolas públicas de ensino fundamental II e comunidade em geral. De agosto de 2022 a maio de 2023 realizaram-se 33 conduções de grupos escolares (n=1827) e seis para a comunidade em geral (n=116), totalizando 1943 participantes. Antes e após cada excursão os participantes respondiam um questionário via Google Forms para posterior avaliação das atividades. Antes da excursão, 53% do público não sabia citar a importância dos primatas para a natureza, apenas 19% responderam com relação a auxílio na manutenção da floresta. Após a excursão, 87% citaram a dispersão de sementes e a manutenção da floresta. Antes, 45% do público não via problemas em criar macacos como pet, após a ação 77% acreditavam ser errado criar macacos como pet. Antes, 69% do público já havia alimentado ou não via problemas em alimentar primatas de vida livre. Após a ação, 73% avaliaram como errado este comportamento. Este estudo pioneiro revelou que a atividade do primate watching pode contribuir com as mudanças na percepção do público visitante do Bosque da Ciência sobre como conservar a biodiversidade desde que praticada com segurança e respeito aos animais.

Financiadores

Financiador: Pró Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários - Universiadde do Estado do Amazonas Apoio: Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia

Palavras-chave

Educação Ambiental na Amazônia; primatas; conservação; sensibilização; espaços não-formais.

Área

Outros

Autores

EULERSON XAVIER DE OLIVEIRA, LUCAS MOTA RIBEIRO, LUCIANE LOPES DE SOUZA