XX Congresso Brasileiro de Primatologia

Dados do Trabalho


Título

Chamados de oferecimento de alimento de micos-leões-dourados [Leontopithecus rosalia] numa estação alimentar experimental: forrageio dirigido pelo adulto?

Corpo do texto

Quanto maior a variação e complexidade dos métodos de obtenção de alimento, mais se torna crucial o aprendizado ao longo da vida para o forrageio bem sucedido. À medida que vão se tornando independentes dos pais e ajudantes, os juvenis precisam aprender o que comer e como obter os recursos alimentares. Em algumas espécies, como os micos-leões-dourados, tem se acumulado evidência de comportamentos dos adultos dirigidos aos mais novos que podem facilitar este aprendizado, incluindo a vocalização de oferecimento de alimento. Assim, espera-se que tal comportamento seja mais provável quando o alimento é de difícil acesso para os juvenis. Neste trabalho, testamos o comportamento de forrageio social dos grupos de micos-leões-dourados em uma estação experimental, composta por oito plataformas, cada uma delas com quatro pequenas caixas, que exigia que os indivíduos procurassem a comida escondida dentro de caixas, levantando suas tampas. Observou-se que os juvenis de um dos grupos mostraram dificuldade para obter a recompensa individualmente. Em duas das sessões iniciais da condição em que a localização da recompensa era imprevisível, quando os indivíduos eram razoavelmente ingênuos sobre a localização e regeneração da recompensa e estavam aprendendo a manipular o aparato experimental, houve comportamento similar ao forrageio alvo-dirigido: a fêmea reprodutora do grupo, mãe dos juvenis, visitou a plataforma e quando achou a recompensa soltou a vocalização de chamado característica da espécie, deixou a tampa se fechar e, quando o juvenil chegou, voltou a explorá-la de forma conjunta com o juvenil. Os dois eventos ocorreram de modo idêntico. Como em outros estudos, parece que este chamado serviu para informar sobre a disponibilidade de alimento, influenciando no comportamento exploratório do indivíduo juvenil, sendo mais um exemplo de forrageio-dirigido, compatível com ensino.

Financiadores

CNPq

Palavras-chave

Forrageio Social; Aprendizagem Social; Ensino

Área

Comportamento

Autores

Hermano Gomes Lopes Nunes