XX Congresso Brasileiro de Primatologia

Dados do Trabalho


Título

AVALIAÇÃO DO USO DE DIFERENTES TIPOS DE ENRIQUECIMENTO ALIMENTAR COM BUGIOS-RUIVOS [Alouatta guariba] MANTIDOS SOB CUIDADOS HUMANOS.

Corpo do texto

O enriquecimento ambiental é importante para animais sob cuidados humanos, proporciona um ambiente estimulante e interativo, garantindo seu bem-estar. Neste estudo foi avaliada a resposta comportamental em relação a tipos de enriquecimento alimentar (EA), em diferentes momentos. O comportamento de 12 bugios ruivos foi analisado em relação a 11 tipos de EAs, estáticos ou suspensos.O padrão estático de EA é apresentado em uma plataforma fixa, já o suspenso é pendente no teto ou parede do recinto. Os comportamentos amostrados, em machos e fêmeas, foram: locomoção, descanso, interação social, manipulação, alimentação e seleção de itens. O método “animal focal” foi utilizado para a coleta de dados de comportamento e ad libitum para comportamentos raros. Os dados foram coletados antes, durante e após a exposição ao EA. Em cada etapa, a coleta teve duração de 20 min com intervalo de 1 min entre os registros, com 720 instantes amostrais por animal, totalizando 7920 instantes. Modelos lineares generalizados foram utilizados para avaliar as diferenças de comportamento entre enriquecimentos, momento da coleta e sexo, como covariável, o dia do experimento. Apenas durante do EA, foram observadas diferenças significativas de comportamento entre enriquecimento e sexo. Os EA com maior resposta de alimentação foram o “galho” e o “varal”, tipos suspensos, sendo que fêmeas interagiram mais com o “varal”. Foram observadas diferenças de comportamento antes e depois dos enriquecimentos e entre os sexos. O comportamento de descanso foi o mais frequente antes e depois dos enriquecimentos, seguido de locomoção. A interação social foi mais frequente antes no EA estático “bromélia”. Observou-se um maior comportamento “fora de observação” de fêmeas após o EA estático “bromélia”. Os enriquecimentos suspensos podem ser considerados mais atrativos, por simularem o ambiente da floresta, no qual o animal precisa forragear e assim gastar mais tempo para obter o alimento.

Financiadores

Financiamento: Universidade Regional de Blumenau (FURB) e Prefeitura Municipal de Indaial (PMI)

Palavras-chave

Palavras-chave: Bem-estar; Enriquecimento ambiental; Comportamento.

Área

Comportamento

Autores

Flora Beatriz Berkembrock Mandarino, Carolina Bosse, Taiza Da Silva, Maria Eduarda Marcos de oliveira, Laiany Camilli Tormem Borges, Leonardo Luiz Floriano, Camila Cardoso, Aline Naíssa Dada, Lucas Ferriolli Mariotto, Alessandra Beirith, Zelinda Maria Braga Hirano